Prefeitura lança Carteira do Transtorno do Espectro Autista

Pela primeira vez Pedro Leopoldo irá oferecer o documento que garante os direitos destas pessoas

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou nesta sexta–feria (13), a Carteira da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O documento é de grande importância na vida das pessoas autistas e suas famílias, já que o Transtorno do Espectro Autista não é algo visível. Sendo assim, a carteira vem para identificar e garantir oficialmente os direitos dos autistas e servirá para que Estado e Municípios consigam ter dados desta população para planejar políticas públicas para o grupo.

A ação é pioneira na cidade e demonstra toda atenção da atual gestão diante das diferenças. “Pela primeira vez Pedro Leopoldo irá ofertar a carteirinha do autista. Esta é uma iniciativa nossa, via Secretaria de Desenvolvimento Social, que, além de reforçar nossa sensibilidade à causa, representa um gesto de respeito às diferenças e uma garantia de oportunidade para todos. Estou muito feliz em estar prefeita e poder oferecer isto a estas famílias. Eles sempre tiveram e sempre terão todo meu carinho e respeito”, comemorou a prefeita Eloisa.

A solenidade de lançamento das carteirinhas foi realizada no Gabinete da Prefeita Eloisa Helena e contou com a presença da Presidente da APAE/PL, Fátima Lana, da Chefe de Divisão, do atual e da ex-Secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Sena, Mauro Lobato e Cynthia Salomão, respectivamente. Também estiveram presentes Marina Mesquita e Marcela Bahia, mães de autistas, que receberam das mãos da prefeita as carteirinhas simbólicas. “Em nome dos pais de autistas agradeço imensamente pelo reconhecimento porque o autismo não tem cara e esta carteirinha vai dar a eles a permissão para terem seus direitos realmente respeitados. A Prefeita Eloisa e a vice Ana Paula vêm olhando para todos os segmentos com carinho e atenção devida”, disse Marina Mesquita.

A Presidente da Apae também fez questão de agradecer à Prefeita pela iniciativa. “Quero agradecer muito a esta gestão. Esta carteirinha é uma luta de muitos anos da APAE/PL e finalmente chegou o dia. Em nome da APAE, deixo meu muito obrigada à prefeita Eloisa que foi espetacular”, disse Fátima Lana.

O documento oficial pode ser solicitado a partir de terça-feira, dia 17, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, das 12 às 17 horas. Informações sobre quem pode solicitar, onde e como fazer o pedido, documentos necessários, entrega e validade, podem ser obtidas pelo telefone 3662-3859.