Escola de Pedro Leopoldo conquista 3º lugar em prêmio estadual

A Secretaria Municipal de Educação e a cidade de Pedro Leopoldo estão em festa. Na noite da última segunda-feira (27), a Escola Municipal de Cantagalo conquistou o terceiro lugar no Prêmio Dr. Charles Lotfi. Conferido pela Conspiração Mineira pela Educação, o prêmio visa destacar práticas pedagógicas inovadoras. Na disputa, estiveram cerca de 100 escolas estaduais e municipais de todo o estado de Minas Gerais.

O premiado projeto de Pedro Leopoldo, nomeado “Ubuntu”, nasceu a partir do voluntariado – uma das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem por base a filosofia africana da união “Somos um porque somos todos nós” e o princípio do fazer o bem para receber o bem. “Com essa máxima, canalizamos todas as ações pedagógicas e administrativas em ações voluntárias. A ideia é a seguinte: Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação entram apoiando, acompanhando, monitorando as ações de voluntariado e fornecendo materiais, e os professores, gestores, ex-alunos, pais e a comunidade entram com a mão de obra, realizando trabalhos diversos”, conta a gestora da Escola e idealizadora do projeto, Graziela Virgínia Silveira Souza.

Em apenas nove meses, a escola contabiliza uma série de melhorias. A reforma do parquinho, a criação da horta comunitária, a readequação do coral infantil, a transformação da merenda escolar em almoço e a manutenções dos portões são apenas algumas das ações que foram realizadas. A última obra desenvolvida foi uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Emocionada, Graziela fez questão de partilhar a conquista com todos os que contribuíram para a efetividade das ações. “O sentimento de gratidão torna-se único neste momento. O que me motivou a criar este projeto foi perceber, ao assumir a gestão da escola, que os níveis de aprendizagem eram bons, e perceber também o entusiasmo dos pais, a vontade de aprender dos alunos e o apoio da equipe técnica da escola. De mãos dadas, pudemos desenvolver todas estas ações, que impulsionam os índices de aprendizagem e tornam propício e agradável o ambiente escolar”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, também não escondeu a satisfação e parabenizou o empenho da comunidade escolar de Cantagalo. “É gratificante quando percebemos que inspirar as pessoas vale a pena. Por meio desse processo, podemos transformar tudo ao nosso redor. É isso que vem acontecendo em Cantagalo. Parabéns a todos que têm se empenhado de forma tão bonita por uma escola melhor”, destacou.

A Escola Municipal de Cantagalo recebeu um cheque de R$ 5 mil reais. O valor será empregado em melhorias na instituição.