Pacientes de Pedro Leopoldo são operados de catarata

Desde a última sexta-feira (17), pacientes que aguardavam na fila por cirurgias de catarata em Pedro Leopoldo têm se submetido ao procedimento na cidade de Matozinhos. A ação faz parte do Programa Catarata Zero. Por meio da parceria entre cinco municípios, incluindo Pedro Leopoldo, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário, as cirurgias de catarata tiveram o custo reduzido, possibilitando que a fila de espera fosse zerada em todas as cinco cidades.

Em Pedro Leopoldo, 250 pessoas esperavam pelo procedimento cirúrgico. Dentre elas, a senhora Maria do Rosário Valadares. A moradora do bairro Felipe Cláudio de Sales estava com a visão completamente tomada pela doença. “A pessoa que já nasce cega se adapta à vida assim, mas, no meu caso, que fui perdendo a visão aos poucos, a dificuldade em se ajustar ao mundo é muito grande”, lamentava ela enquanto aguardava a realização dos exames de risco cirúrgico, na última sexta-feira (17).

No mesmo dia, Maria do Rosário realizou o maior dos sonhos: conhecer o rosto do neto Artur, de apenas 1 anos e 5 meses. Na primeira vez em que os olhares dos dois se cruzaram, foi impossível conter a emoção. “Ele é lindo. Parece muito com o pai quando criança. Eu estou muito feliz”, sintetizou.

Sensível ao drama dos pacientes desde o início do ano, o Prefeito Cristiano Marião parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “O recurso estava no caixa da Prefeitura. A equipe da Secretaria não mediu esforços para que o dinheiro fosse liberado para este fim. Graças a Deus tudo deu certo e hoje temos 250 pessoas de nossa cidade felizes, podendo voltar a desempenhar suas atividades e tendo qualidade de vida, o que nos enche de alegria”, disse.