Projeto de evolução do ensino em PL dá início à sua 2ª fase

O “Repensar”, projeto que foi destaque em 2019 na educação do município, entra na 2ª fase dando oportunidade de novos profissionais apresentarem projetos inovadores

No último sábado, 07, em uma conferência no auditório do Lanagro, o ‘Repensar Novos Caminhos para a Educação’ iniciou sua 2ª etapa. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a l´hermitagee Fundação Educacional e apoio técnico da FPL Educacional – Fundação Pedro Leopoldo. O objetivo da ação é evoluir com a educação do município considerando a promoção das melhores práticas de ensino, empenhados em retomar, revisar e executar o Documento Referencial Pedagógico Curricular do Município elaborado na primeira fase do projeto. Segundo a equipe do projeto, conferências e debates envolvendo questões emergentes do espaço educacional, oficinas para discussão e sistematização do Documento Referencial serão realizadas durante o ano de 2020.

Em 2019, o Repensar contou com a participação de cerca de 600 profissionais que apresentaram diversos projetos inovadores no “Seminário de Boas Práticas”, que também estará presente na segunda etapa do projeto e tem uma expectativa enorme entre as educadoras do município. “Participar do Repensar e do Seminário foi uma oportunidade de mostrar um pouco do que acontece nas salas de aula da nossa cidade. Tem muita gente boa trabalhando nas escolas”, destacou a professora Miriam Nassif de Oliveira Diniz, que foi premiada em 1º lugar com seu projeto na primeira etapa.

Sobre o Documento Referencial construído em conjunto na primeira fase do projeto, as coordenadoras do Repensar, Viviane Cabral e Cynthia Terra, afirmaram durante a conferência que agora é hora de colocá-lo em prática. “O Referencial Curricular que foi construído por todos nós será um trabalho contínuo de mudanças, aprimoramento e execução. Essa é uma das nossas metas para a 2° etapa do projeto”, afirmaram.

Sentidos da Educação

Durante o lançamento da segunda fase do projeto, a mestre em administração, especialista em Marketing Digital e jornalista, Júnia Carvalhar, trouxe a palestra “Sentidos da Educação”. Segundo Júnia, é de extrema importância que os professores estejam atentos aos alunos em todas as fases de aprendizagem. “Nossos alunos têm hoje uma carga enorme de conhecimento, chegam até nós com milhares de informações, e como educadoras temos que aproveitar ao máximo desta capacidade deles. O olhar do aluno e o olhar para o aluno, é de extrema importância para o dia a dia dentro da sala de aula. Todos terão algo a nos oferecer e temos que estar sempre abertos para inovar junto com eles”, frisou Júnia.