Prefeitura regulariza acordo com a Maternidade e serviços estão em pleno funcionamento

Além de estar com o pagamento devidamente em dia, a atual gestão conseguiu economizar e ainda manter normalmente os serviços e condições de trabalho prestados pela instituição

“Fui muito bem atendida, desde a recepção até a limpeza do quarto. Tudo nota 10”. “Fiz uma cirurgia de histerectomia há um mês com um ótimo médico, atendimento excelente, ótimas enfermeiras. Todos estão de parabéns pelo atendimento”. “Nosso filho nasceu aqui. Não posso reclamar de nada, tudo foi ótimo pra nós. Parabéns a toda equipe”. Estas recentes avaliações sobre o atendimento recebido na Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, relatados respectivamente por Catiane Correa, Lidiane Freitas e Carlos Alexandre, demonstram que a unidade de saúde se encontra com o atendimento totalmente regular, em pleno funcionamento. Isso se deve, entre outros recursos, ao repasse feito pela Prefeitura de Pedro Leopoldo ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que foi atualizado recentemente e cujo pagamento está devidamente em dia.

Atualmente Prefeitura e Maternidade possuem dois convênios ativos. Um deles, em que são financiados partos, cirurgias, dentre outros procedimentos de saúde, é financiado com recursos advindos do Ministério da Saúde, verba essa que é um direito do Município. O outro instrumento jurídico é financiado exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Este convênio visa a implementação de melhorias na assistência médica às gestantes, por meio do fomento nos plantões médicos. Após o vencimento do contrato relativo a este último convênio no fim do ano passado, foram realizadas diversas tratativas entre o Instituto e atual gestão, através da Secretaria Municipal de Saúde, para que novas bases financeiras contratuais fossem estabelecidas. Foi então que pela primeira vez o Município conseguiu acertar os valores gerando economia aos cofres públicos e mantendo todos os serviços oferecidos pelo Instituto.

O atual contrato entre Prefeitura e INDSH mantém os serviços prestados pela unidade de saúde e gera uma economia de 720 mil reais/ano a partir de 2020. “É um grande ganho para toda a população que continua com o atendimento normalizado, e para o Município, que com uma economia de quase 800 mil reais por ano pode manter o repasse regularizado. Agora está tudo certo, acordado e em dia. Mais uma importante conquista para a saúde do Município no governo Crisitano Mairão”, acrescentou o Secretário Municipal Fabrício Simões.

O novo acordo está valendo desde o dia 1º de dezembro de 2019.