Prefeitura conserta antigo problema na Avenida Araguaia

Tubulação com material inapropriado ocasionou o deslize do canteiro central no Bairro Andyara. Secretaria de Obras precisou substituir todo o equipamento, o que, aliado às chuvas constantes, fez com o que o serviço se estendesse um pouco mais do que o previsto. Via está liberada e o problema foi solucionado em definitivo

O forte volume de chuvas dos últimos dias trouxe transtornos para todo o Estado de Minas Gerais. Em Pedro Leopoldo não foram registrados problemas de grande gravidade, graças a uma importante obra realizada pela Prefeitura em 2017 e ao trabalho intenso e conjunto de diversos órgãos do Governo Municipal, incluindo prevenção, monitoramento e soluções rápidas aos problemas detectados.

As ocorrências mais complexas na cidade envolveram alagamentos e quedas de árvores, solucionados com agilidade pela Defesa Civil Municipal. Um desses alagamentos ocasionou um problema estrutural na Avenida Araguaia, no Bairro Andyara, onde o canteiro central da via cedeu, devido ao grande volume de água das chuvas. A Prefeitura imediatamente iniciou os trabalhos no local, isolando a área para promover a segurança dos moradores e dando início à escavação e compactação do fundo de vala. Foi então que os funcionários da Secretaria de Obras perceberam que o problema aconteceu devido a uma tubulação inadequada que foi instalada no local há anos. “Diante do que se mostrou com a queda do canteiro, percebemos que para solucionar o problema em definitivo e evitar novos deslizamentos como este, era necessário substituir todo o material, e isso demandaria mais tempo. Não poderíamos só fechar o buraco rapidamente porque a chance de acontecer de novo continuaria lá. Era preciso corrigir este problema antigo, tendo responsabilidade com o dinheiro público”, disse o Secretário de Obras, Luiz Naves.

Além de ter que substituir o material por equipamentos adequados e ideias para o local, foi preciso cautela nas intervenções. “A chuva não deu trégua. Por isso a gente começava, tinha que parar, começar do zero de novo, enfim. Pensando, sobretudo, na segurança das pessoas que estavam trabalhando nesta importante obra”, lembrou Naves. Segundo o Secretário, as manilhas apresentavam seção insuficiente. Além disto, o material para aquele local deveria ser de concreto. “Agora colocamos o material apropriado, de concreto, o que faz com que o problema seja realmente solucionado”, afirmou Naves.

Esta semana a via foi liberada. O Prefeito Cristiano Marião agradeceu a cada um dos trabalhadores que se dedicou com muita seriedade e competência a esse trabalho de recuperação da via e aos que compreenderam esse processo. Em nome da Prefeitura, lamentou os transtornos causados neste período.