Secretaria de Esporte promove diversos eventos em PL

As atividades esportivas em Pedro Leopoldo têm um lugar todo especial nesta gestão. De vôlei a xadrez, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo já apoiou diversos eventos, apresentações e campeonatos na cidade. E este ano a Prefeitura começou da mesma forma, investindo em ações esportivas de diversas modalidades, com o objetivo de incentivar esta prática saudável e de importante interação social.

No dia 26 de janeiro, véspera do aniversário da cidade, cerca de 400 atletas participaram do Circuito das Cidades – Etapa Pedro Leopoldo, corrida que percorreu 5 km, com saída da Praça da Estação. O evento teve todo apoio estrutural da Prefeitura e realização da Quanta Sports.

Já no sábado, dia 1º de fevereiro, aconteceu no Campo PL o Festival de Futebol de Verão, que reuniu 200 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 13 anos. O Torneio Mirim foi realizado pelo Rotary Pedro Leopoldo Cachoeira com apoio da Prefeitura e teve como objetivo, além de despertar nos participantes o gosto pelo esporte, incentivar um bom rendimento escolar, disciplina, aspecto pessoal, pontualidade, frequência e companheirismo.

Como parte das comemorações do aniversário de Pedro Leopoldo, no dia 2, domingo, 50 atletas, em sua maioria mulheres da categoria ‘iniciantes’, fizeram um Passeio Ciclístico que foi da Praça da Estação até a Cachoeira do Urubu, dois pontos turísticos do município, totalizando 20 km de trajeto com as bikes. O passeio teve apoio da Prefeitura e foi organizado pelo grupo Pedal só Delas.

E no último domingo, 9, cerca de 300 amantes do Mountain Bike participaram do 1º Trilhão do Cachorro Louco Adventures. O passeio de bicicleta no entorno da cidade passou por comunidades, utilizando na maior parte do percurso, estradas de terras ou trilhas. O “Trilhão” foi promovido por Diney Félix e contou com estrutura de ponta na Praça da Estação. Além do apoio da Prefeitura de PL, o evento teve supervisão da Federação Mineira de Ciclismo.

Conselho de Esportes

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Esportes de Pedro Leopoldo em 2020. O grupo, que se reúne na última quinta-feira de cada mês, é o responsável pelo debate de políticas e ações voltadas ao incentivo à prática esportiva, além de divulgação e informações sobre eventos esportivos realizados. O Conselho é também quem realiza os esclarecimentos a respeito de repasses financeiros de termos de colaboração municipais, legislação estadual e federal no âmbito do esporte.
Nesta gestão, pela primeira vez o Município se habilitou para receber o ICMS Esportivo, graças à existência de um conselho de esporte ativo. “Este ano as ações esportivas apoiadas pelo Conselho tendem a se consolidar e aumentar sua participação na vida do pedroleopoldense. Projetos como o Escola de Campeões, Liga de Futebol, Copa dos Campeões de Xadrez, Intercity Mountain Bike e JEMPEL são ações em que a participação do conselho é fundamental para a validação das parcerias e desenvolvimento das diversas modalidades em nossa cidade”, explicou Danny Lopes, Coordenador de Esportes de Pedro Leopoldo.

Próximo evento

Neste domingo, 16 de fevereiro, às nove horas, acontece o IV Exame de Graduação de Muay Thai no Ginásio do Ceppel, em Pedro Leopoldo. O evento é uma organização de Tiago Sobral (Professor Sombra) com apoio da Prefeitura Municipal.