Prefeitura e LafargeHolcim se unem para dar destinação correta de pneus na cidade

Objetivo da ação realizada pela Prefeitura, LafargeHolcim, Geocycle e Comitê de Arboviroses é eduzir casos de dengue e zica no município. Além de disponibilizar caçambas para descarte de pneus, estão previstos mutirões de combate ao Aedes Aegypti por bairro

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, a LafargeHolcim, a Geocycle – divisão de coprocessamento da cimenteira – e o Comitê de Arboviroses do município firmaram uma parceria para destinação e destruição adequada de pneus na cidade, em prol da saúde pública e do meio ambiente. A medida tem o objetivo de contribuir para reduzir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue e zica. Um dos problemas é a destinação de pneus, que acumulam água parada e favorecem a proliferação dos insetos.

Pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) no município de Pedro Leopoldo realizado em outubro de 2019, o índice de infestação larvária ficou acima do considerado satisfatório (inferior a 1%) em 4 bairros: Coqueirinho (3,2%); Centro (1,3%); Novo Campinho (6,2%); e Felipe Cláudio de Sales (1,3%). O resultado médio do município foi de 0,6%.

Duas caçambas da LafargeHolcim/Geocycle serão usadas na parceria. Uma ficará na garagem da Prefeitura (Morada dos Hibiscos) e outra na portaria 2 da fábrica LafargeHolcim (bairro São Geraldo) para a coleta dos pneus usados. A Geocycle irá receber os pneus, que serão levados para trituração e posterior mistura no mix de resíduos injetado no forno de cimento para o coprocessamento. “São ações como esta que fazem a diferença. Esta parceria pode trazer grandes benefícios para a população, uma vez que pneus descartados de maneira imprópria são potenciais criadouros das larvas de mosquitos transmissores de doenças. Todo cuidado, sobretudo neste período chuvoso, é essencial no combate à dengue e zica. Que todos possam colaborar nesta luta contra o Aedes”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

O gerente da Geocycle, Nelson Vianna, explicou que será feita a contabilização mensal dos pneus coletados. “Todo o material que recebermos será pesado e constará no nosso sistema. Com a queima

dos pneus a empresa diminui o consumo de combustíveis fósseis não renováveis e contribui ainda mais para redução do impacto no efeito estufa, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade”, destacou.

A LafargeHolcim faz parte do Comitê de Prevenção de Arboviroses do município de Pedro Leopoldo, que coordena diversas ações na cidade. O Comitê faz parte do escopo de atuação da Vigilância em Saúde e apoia as ações de prevenção e promoção para enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes. Agora, será realizado um trabalho para informar a população sobre a possibilidade de descarte dos pneus nas caçambas de coleta. Além disso, estão previstos mutirões de combate ao Aedes Aegypti por bairro e uma atuação direta em borracharias para que o material seja corretamente encaminhado. A parceria vai até o fim de 2024.