Cerca de 500 alunos da rede municipal concluem suas participações no PROERD

Na noite da última quinta-feira, 05, cerca de 500 alunos de dez escolas da rede municipal de ensino de Pedro Leopoldo concluíram suas participações no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD. A solenidade de formatura realizada pela Prefeitura de Pedro Leopoldo em conjunto com a Polícia Militar no Ceppel, contou com a presença de autoridades, além de alunos e seus familiares.

O Proerd consiste num esforço cooperativo da Prefeitura de Pedro Leopoldo, Polícia Militar, escola e família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto-condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. “A Prefeitura Municipal tem muito orgulho em apoiar este Programa que busca desenvolver nos jovens habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relativas às drogas e violência, que, infelizmente, são males tão presentes na atualidade. Como prefeito, fico muito feliz em criar condições para que o Proerd possa continuar tirando cada vez mais crianças e adolescentes deste mundo tão obscuro”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

De acordo com o Soldado da PM, Edevanderson, instrutor e formador do Proerd, por meio de atividades educacionais em sala de aula, um policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda comunidade escolar e aos pais e responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção. “Durante as aulas as crianças criam um vínculo com o seu policial Proerd, criando uma amizade e aproximando os jovens e familiares da polícia. As crianças são muito participativas e alegres, ficam ansiosas para a próxima lição, inclusive auxiliando as professoras quanto à disciplina dos alunos em sala de aula, com muita conversa e temas abordados pelo currículo do programa”, explicou o Soldado.

O instrutor elogiou a solenidade formatura em Pedro Leopoldo e se disse mais uma vez otimista com relação aos resultados dos projeto na cidade. “A formatura foi muito bonita e esperamos que os temas abordados durante o programa sejam utilizados por essas crianças, contribuindo para uma sociedade livre das drogas”, avaliou o soldado Edevanderson.

O curso teve duração de três meses e em Pedro Leopoldo foram formados alunos das escolas municipais Jandirinha Salves Joviano, Heitor Cláudio, Carmem Barroso, Matos, Rosalino Marques, José Pedro Filho, Cantinho Feliz, Avary de Campos, Alice Lobato e o Instituto LACOAN.