PM e Prefeitura lançam campanha “Natal Seguro” em Pedro Leopoldo

Neste fim de ano mais policiais militares e toda Guarda Civil Municipal estarão nas ruas reforçando as ações preventivas e de repressão à criminalidade

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a Polícia Militar, lançou nesta quarta-feira, 11, a Campanha ‘Natal Seguro’, que tem o objetivo de aliar sociedade e órgãos públicos para dar mais segurança a comerciantes e consumidores nesta época em que o movimento da economia é maior, em função das festas de fim de ano e do pagamento do 13º salário.

A solenidade de lançamento da campanha aconteceu no Centro da cidade, em dois pontos da Rua Comendador Antônio Alves, com distribuição de panfletos informativos e presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, a representante do Consep – Conselho de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, Maria das Dores Melo (Dozinha), o Comandante da 11ª Cia. da PM de Pedro Leopoldo, Tenente Coronel João Washington Azevedo Rodrigues, o Delegado da Polícia Civil de Pedro Leopoldo, Dr. Matheus Fernandes, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Legislativo e da sociedade civil.

A iniciativa inclui um trabalho de conscientização da população com dicas de segurança da Polícia Militar para quem vai às compras ou fazer saques bancários. Não andar sozinho com sacolas, não entrar em lojas muito cheias e não mostrar dinheiro em lugares públicos são algumas das inúmeras orientações para dificultar furtos e roubos.

Para a Campanha “Natal Seguro” foi feito pelo Comando da 11ª Cia. da PM de Pedro Leopoldo um detalhado planejamento estratégico operacional. O trabalho dos órgãos de segurança será reforçado nos centros comerciais, com mais policiais e com o apoio de todo o efetivo da Guarda Civil Municipal. “Todos devem fazer sua parte. O consumidor adotar cuidados ao ir às compras e, por outro lado, os órgãos de segurança pública reforçando a segurança, sobretudo no horário de funcionamento comercial. O objetivo é proporcionar ambientes seguros para comerciantes e consumidores durante todo esse período de compras para o Natal, até a virada do ano”, disse o Coronel Alberto Luiz, Secretário Municipal de Segurança Pública.

Além do reforço no efetivo, especialmente nas áreas comerciais, a PM intensificará as abordagens e o policiamento preventivo e repressivo. “A Prefeitura paga neste mês mais de 14 milhões de reais aos servidores, entre salários, décimo terceiro e progressões e promoções, estas atrasadas desde a gestão passada. Será um período de aquecimento das vendas no comércio local e, tenho certeza, que a Guarda Civil Municipal, criada e treinada em minha gestão, e as Polícias Militar e Civil estarão ao lado dos pedroleopoldenses para que todos possam ter um Natal Seguro! É uma ação muito importante que acontecerá em todas as áreas comerciais da cidade. Queremos juntos proporcionar aos cidadãos um ambiente tranquilo para que eles possam ir às compras de Natal, bem como assegurar maior sensação de paz e segurança em nosso município”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

Para o comerciante Adilson Fernandes, nesta época do ano o reforço na segurança é fundamental devido à expansão do horário de funcionamento do comércio e ao aumento de consumidores circulando nas áreas comerciais. “Tanto quem vai às compras como quem está trabalhando precisa de mais segurança para circular nas ruas e sair ou retornar para suas casas. A Operação Natal Seguro nos dá mais tranquilidade para trabalhar”, disse.

Além de permanecerem atentos à própria segurança, os consumidores podem contribuir com o trabalho dos órgãos de segurança pública informando situações suspeitas e, em caso de furto ou roubo, acionando a PM pelo telefone 190 e a Guarda Municipal pelo 153.