NOVA GUARDA MUNICIPAL FARÁ PATRULHAMENTO DE BIKE, FLORESTAL E DE TRÂNSITO

Na noite da última quarta-feira (18), os 27 guardas municipais da cidade foram oficialmente formados em Pedro Leopoldo. Em setembro, os agentes de segurança do município realizaram o Curso de Aperfeiçoamento Operacional com a Guarda de Contagem, referência em policiamento comunitário em toda a Região Metropolitana.
Realizada na Praça Francisco Xavier, a cerimônia foi simples, mas emocionante, seguindo todos os protocolos que a ocasião exigia.

O treinamento recebido pelos guardas foi consolidado por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre os prefeitos de Pedro Leopoldo e Contagem, Cristiano Marião e Alexis de Freitas. É a primeira vez que este tipo de parceria ocorre em Minas Gerais. E a qualificação veio na hora certa, já que há quase dois anos os profissionais não passavam por um curso de reciclagem e aperfeiçoamento.

“O curso foi excelente! Essa troca de experiência com outra instituição é muito válida. Tivemos o privilégio de sermos treinados por guardas municipais altamente qualificados. Foram aulas práticas e teóricas, por meio das quais foi possível vivenciar grandes aprendizados”, relata a guarda municipal Luciana Rodrigues, que ainda frisa a valorização da atual administração aos servidores da Guarda. “Podemos dizer que nunca tivemos os olhos voltados para a Guarda. Hoje, com essa oportunidade, esses treinamentos, temos a perspectiva de contribuir de forma mais direta”, completa.

A Guarda Municipal passará a ter atividades operacionais especificas: patrulhamento em bicicleta, patrulhamento florestal, patrulhamento de trânsito e atividades de missões especiais (operação de choque, blitz, abordagens etc). Os guardas foram treinados e terão uma capacitação continuada.

O Assessor Especial de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, se disse muito contente em estar à frente do trabalho de valorização dos servidores da Guarda, que também objetiva a melhoria da segurança pública no município. “A cada dia, a Guarda Municipal está mais preparada para atuar na repressão a crimes, aumentando assim a sensação de segurança dos moradores de Pedro Leopoldo. Eu não tenho dúvidas de que isso é um desejo deles e também da sociedade “, ressaltou.

O Prefeito Cristiano Marião e o Vice-Prefeito Salim Salema também participaram da formatura. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a qualificação dos guardas é apenas parte de um trabalho mais amplo. “Depois da articulação da Guarda e da PM e da qualificação dos nossos guardas em Contagem, viabilizamos os coletes e estamos em processo de aquisição do armamento menos letal, que são instrumentos indispensáveis para que os Guardas possam desempenhar suas funções. A perspectiva é de avanços na área da segurança pública”, frisou.