Escolas Municipais celebram o Dia da Bandeira em PL

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante toda a terça-feira, 19, solenidades alusivas ao Dia da Bandeira Nacional. Comemorado anualmente no dia 19 de novembro, a data homenageia a Bandeira Brasileira, criada logo após a Proclamação da República. Os atos cívicos aconteceram em diversas escolas da rede municipal de ensino, com participação da Secretária de Educação, Denise Botelho, e do Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.
Dando destaque à tradição do civismo, pela primeira vez, alunos, diretores, professores e demais funcionários das escolas de Pedro Leopoldo entoaram os hinos da Bandeira e do Brasil e promoveram o hasteamento do Pavilhão Nacional nas instituições escolares, em memória da história do país. Para Denise Botelho, Secretária Municipal de Educação, a data merece cerimônias que enalteçam e recuperem o patriotismo nas crianças e jovens da cidade. “O Hino da Bandeira era entoado em algumas escolas do país há muitos anos atrás e os estudantes decoravam toda a letra, o que não se vê mais hoje em dia. Antigamente se estudavam todos os símbolos do país. Além do Hino Nacional, se cantavam os Hinos da Bandeira, dos Estados, entre outros, diariamente. Mas com o tempo esse costume foi diminuindo e precisamos resgatar esse amor pela bandeira e pela pátria em cada um de nós”, disse.
As atividades cívicas aconteceram nas Escolas Municipais Tia Bendoca, Heitor Cláudio de Sales, José Elias da Costa, Luiz de Melo Viana Sobrinho e Jandirinha.
A atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, através do Decreto nº 4, quatro dias após a proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. A cor branca traz o significado da paz, o azul simboliza o céu e os rios brasileiros, o amarelo as riquezas do país, o verde as matas e as 27 estrelas representam os 26 estados e distrito federal.