Pedro Leopoldo terá o I Seminário de Música Vocal

Considerando o cenário altamente produtivo associado à música vocal na cidade de Pedro Leopoldo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove o I Seminário de Música Vocal do município. O objetivo é ampliar em um curto período, o conhecimento do fazer musical vocal, enfocando sobretudo em aspectos que delineiem a prática de repertório coral. Com oficinas que giram em torno de eixos temáticos diferentes, que vão desde higiene vocal à expressividade na música coral, o projeto oportunizará o contato com profissionais específicos da área de canto, regência e fonoaudiologia, além da troca de experiências entre os músicos locais. “A música em Pedro Leopoldo pode ser considerada a manifestação artística com maior número de adeptos. Ela está presente na Capoeira, no Congado, no Boi da Manta, nos templos, nos bares e em praticamente toda manifestação cultural do município. Se por um lado temos iniciativas para a produção instrumental, como o Chamamento Público para Bandas e Orquestra, por outro é necessário desenvolver atividades que promovam o encontro entre área técnica da música vocal e os inúmeros cantores da cidade. Esperamos que esta ação seja enriquecedora e convidamos todos a soltarem a voz no Seminário!”, disse o Gerente de Cultura de Pedro Leopoldo, Misael Elias.

Na organização do evento estão Ana Carolina Malaquias, regente titular e arranjadora do Coral Luiz Gonzaga e Coro Infanto-juvenil Luiz Gonzaga e regente da orquestra Cachoeira Grande, Ilcenara Klem, regente dos coros Infantus, Fraterna e Anos Dourados de Pedro Leopoldo e Claudiomarcus Serafim, professor de trompete e regente da Banda de música da Escola de Música da UEMG, trompetista da orquestra sinfônica de Minas Gerais. “A ideia é valorizar os artistas locais, popularizar a música vocal, além de oferecer ao público o acesso à cultura e estimular o interesse na participação de projetos musicais como um todo”, reforçaram os organizadores.

O I Seminário de Música Vocal de Pedro Leopoldo acontece de 21 de setembro a 6 de outubro. A ficha para inscrição está disponível na Biblioteca Pública Municipal e pode também ser solicitada por meio do endereço eletrônico seminariodemusicavocal@gmail.com

As oficinas acontecerão no Espaço Multiuso da Secretaria de Educação (com entrada independente pela Rua Maurício Azevedo) aos sábados, sempre das 8:30 às 12 horas e englobam diversos temas, entre eles, seleção e classificação vocal, dinâmicas e atividades para coro, aspectos técnicos da regência e outros. O encerramento contará com o Encontro de Corais, do dia 4 ao dia 6 de outubro, às 20 horas, na Igreja Matriz.