Prefeitura busca investimento de grande porte que irá movimentar a economia de Pedro Leopoldo

Prefeito Cristiano Marião esteve no Espírito Santo e levou o projeto de construção de um porto seco na região e a solicitação e investimentos para ligar a BR 040 à MG 424, ampliando o setor logístico e a geração de empregos na região

Na última sexta-feira, 2, o Prefeito Cristiano Marião esteve  no auditório do Sesc da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, para participar da Audiência Pública sobre o projeto de instalação do Complexo Portuário e a Ferrovia Petrocity, que irão beneficiar diversas cidades, entre elas, Pedro Leopoldo.  O calendário para o início das obras do porto está adiantado, com todas as liberações federais já definidas. Segundo o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa, somente está faltando a conclusão do processo de licença em poder do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente. Durante a audiência foram esclarecidas as novidades e atualizações sobre a instalação, não apenas do porto, mas também do processo para a construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, para ligar Sete Lagos (MG) a Urussuquara.

Para o Prefeito Cristiano Marião, trata-se de uma iniciativa muito importante para Pedro Leopoldo. “Um investimento desse porte traz uma expectativa de crescimento e escoamento de produção muito relevante, não só para o Espírito Santo, mas também para toda Minas Gerais. Estive lá representando minha região, buscando desenvolvimento para Pedro Leopoldo, pois este projeto irá impulsionar a economia mineira. Trouxemos para esta audiência projetos para incluir o município de Pedro Leopoldo neste contexto. E ainda temos a Ferrovia Petrocity que beneficia diretamente nossa cidade. Estamos num ponto estratégico e vamos nos mobilizar junto a outras cidades da nossa região, para que seja feito um porto seco nessa área para atender a distribuição, tanto recebendo mercadoria e trazendo para o porto, como chegando no porto e distribuindo para Minas Gerais. Esta estrutura econômica pode ser a redenção das finanças do Espírito Santo e de Minas Gerais, pelo corredor de negócios internacionais que vai criar”, avaliou.

O diretor da Petrocity, José Roberto, detalhou o andamento do projeto, seus impactos positivos na cidade de São Mateus e cidades mineiras. “Estamos trabalhando de forma muito segura para a rápida instalação do porto, além de avançar com estudos referentes à Estrada de Ferro e a Cidade da Energia. Com isso estaremos dando um passo muito grande para consolidar a plataforma logística do sudeste. O porto da Petrocity não é do Espírito Santo, é o porto de Minas Gerais”, disse José Roberto.

O diretor da Petrocity ainda mostrou à população e às autoridades municipais os ajustes feitos na planta geral do empreendimento, que está previsto para entrar em operação em 2022. A ferrovia, que é um projeto mais recente, será concluída posteriormente. “Esse projeto da Estrada de Ferro está ganhando uma dimensão que poucos conseguem alcançar”, reforçou José Roberto.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Mateus, Jorge Recla, o porto é a grande oportunidade de retomada do crescimento de diversas cidades, impactando diretamente na arrecadação de cada município e gerando um leque de negócios e empregos. “A presença do Prefeito Marião aqui, vindo de Minas Gerais, mostra que ele tem visão de futuro e compromisso com sua cidade. Ele veio aqui já visando um futuro próspero para acidade dele. O Centro Portuário de São Mateus vem quebrar barreiras, trazendo geração de renda, emprego e independência financeira dos municípios envolvidos”, disse.

O Centro Portuário terá seis berços, totalizando 2.360 metros de estrutura de atracação, protegidos por quebra-mares constituídos de estrutura de caixão em concreto armado, ligados através de uma ponte de acesso de 1.800 metros de comprimento. Considerado um marco da nova história econômica das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, com impacto também sobre Minas Gerais e Sul da Bahia, o porto terá um investimento em torno de R$3,1 bilhões.