População aprova nova sede da Biblioteca Municipal de Pedro Leopoldo

Inauguração foi marcada por muita emoção e diversos elogios para o novo espaço que é mais atraente e aconchegante, além de mais moderno e funcional que a antiga sede

Elogios, elogios e elogios. Foi só o que se ouviu em todos os cantos da Secretaria Municipal de Educação durante a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal Dona Sinhazinha Caldas, Sala Infantil Tia Lígia Belisário e Espaço Multiuso. O novo espaço é maior, mais confortável e mais arejado que a antiga sede e oferece toda estrutura necessária para incentivar leitores de todas as idades. A reforma da casa foi realizada sem alterar as características históricas do imóvel e agora o ambiente está mais moderno e funcional, com espaços temáticos para as crianças, rampas de acessibilidade, computadores para acesso à internet, realização de pesquisas e trabalhos escolares, além da sala “Arte na Garagem” onde serão realizadas oficinas de arte e artesanatos, contação de histórias, amostra de filmes e muitas outras atividades.

Além de tudo isso os usuários poderão também usufruir das lindas áreas externas com coretos e jardins deste espaço, que foi todo revitalizado e extremamente enaltecido pelos visitantes. “Estou maravilhada! Ficou fantástico esse novo espaço. Não há nada do que reclamar ou questionar. Foi uma ideia genial a mudança para este lugar que tem muita história. Fui surpreendida positivamente. Está tudo lindo e espero que as pessoas deem valor porque agora Pedro Leopoldo tem realmente um espaço apropriado para a leitura. Parabéns à Denise Botelho e ao Prefeito Marião”, disse Neusa Nascimento, professora aposentada.

A inauguração contou com a presença de autoridades do executivo e do legislativo, representantes da Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, além de empresários, imprensa e sociedade civil. Quem ficou extremamente satisfeita com a nova sede foi Ana Caldas, filha da Dona Sinhazinha Caldas, que dá nome à Biblioteca. “Estou muito feliz e satisfeita com o espaço dedicado à Biblioteca que leva o nome da minha mãe. Amei o local, ficou maravilhoso, muito bem organizado, estruturado e montado em perfeita ordem. Estou muito emocionada e só tenho a agradecer e parabenizar o prefeito Marião”, disse emocionada Ana Caldas.

A cerimônia de inauguração ainda teve apresentação do Hino Nacional em Libras, pelo professor Marcos André Alves, apresentação do Hino de Pedro Leopoldo, pelos alunos da Escola Municipal Dona Carmem Barroso, músicas no piano pela professora Floripes e entrega de certificados de reconhecimentos a escritores da cidade. “Foi uma cerimônia muito bonita e que fez jus à nova sede. É um dia muito importante para toda a cidade que pode agora contar com um espaço extremamente apropriado para a leitura e a aquisição de conhecimento. Um lugar que pode e dever ser utilizado por toda a população. É uma grande realização que trará ótimos frutos. Leiam, frequentem, utilizem muito este espaço! Ele foi feito pra vocês, ele é de vocês”, convidou o Prefeito Marião.

Todo o acervo que antes ficava no prédio da Estação está unificado na nova sede com mais de cinco mil livros para uso de toda a população. A Secretaria de Educação também recebeu diversas doações de obras e tem no planejamento a ampliação e enriquecimento do acervo.

Espaço Multifuncional

Na mesma cerimônia foi inaugurada a revitalização do Espaço Multifuncional, ambiente que recebeu diversas melhorias incluindo pintura, novo forro e reparos na rede elétrica e hidráulica.  O espaço, que é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação para projetos, como, por exemplo, o “Educação com Arte”, e ainda pela Terceira Idade, através do Grupo Anos Dourados, recebeu o nome de “Maria da Conceição Rodrigues Vieira – Lilia”, como homenagem à saudosa Dona Lilia, que presidiu o Grupo da Maturidade Anos Dourados por 19 anos, tendo falecido em janeiro de 2017. Na ocasião, o projeto de lei que nomeia o novo espaço foi entregue à família da Sra. Lilia. O local foi inaugurado com apresentação de Balé da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho.

Programação da Semana de Inauguração

06/08 – Terça-feira: Inauguração 9h30

10h30 às 11h30 – Piquenique literário (com a Turma de alunos da EM Pedro Leopoldo)

15h às 16h – Brincadeiras Literárias com a turma de alunos da EM Luiz de Melo Viana Sobrinho

_______________________________________________________________

07/08 – Quarta-feira: 09h às 17h

Bibliotour – Apresentação do espaço

________________________________________________________________

08/08 – Quinta-feira

09h às 10h30: Contação de histórias para crianças

13h às 16h: Oficina Fios de História – Atividade para os idosos

Inscrições na Biblioteca Municipal ou pelo telefone: 3662-3798

Vagas limitadas

_________________________________________________________________

09/08 – Sexta-feira

08h às 09h: Resgatando Memórias… “O baú das memórias da vovó”.

08h30 às 10h30: Roda de bate papo: “Bullying: não é Amor!!! ”

Inscrições na Biblioteca Municipal ou pelo telefone: 3662-3798

Vagas limitadas