Município debate em audiência situação de moradores de rua

A partir deste ano os moradores em situação de rua passaram a ser público prioritário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Pedro Leopoldo, uma aposta da atual gestão na construção de projetos de saída de vidas das ruas

No último dia 9, terça-feira, uma Audiência Pública realizada no Plenário do Legislativo debateu sobre os moradores em situação de rua em Pedro Leopoldo. Na ocasião a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Paula Simões, teve a oportunidade de apresentar o Sistema Único de Assistência Social, as ações previstas para este público e os serviços executados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. “Fiz uma avaliação positiva da audiência pública. Foi muito importante o diálogo estabelecido junto aos participantes e parlamentares esclarecendo o contraponto entre as ações assistencialistas e os serviços ofertados pela política pública de Assistência Social”, disse a Secretária de Desenvolvimento.

Atualmente existem 42 moradores em situação de Rua em Pedro Leopoldo, sendo que apenas nove deles são da cidade e 45% destes têm entre 30 e 50 anos de idade. Mais de 50 % do total está nas ruas por algum tipo de dependência química, menos de 30% por transtorno mental e 13% por alcoolismo. “Estes dados são base para a avaliação sobre a real demanda de implantação de um Centro Pop e uma unidade de acolhimento para este público no município, uma vez que somente um pequeno contingente de usuários possui residência e/ou é natural desta cidade. Mas entendo que o Município não possui condições financeiras para esta realização neste momento. Mas fica a reflexão para a possibilidade no futuro. Mas ainda é importante dizer que, utilizando Belo Horizonte como referência, pode-se constatar que  a existência de um equipamento como o Centro Pop por si só não garante a não existência da população em situação de rua”, disse Ana Paula.

A Secretária de Desenvolvimento Social deixou ainda um encaminhamento para a construção de um grupo de trabalho formado por representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, Conselho Municipal de Assistência Social, sociedade civil organizada e população em situação de rua para discussão acerca deste fenômeno em Pedro Leopoldo.

A Prefeitura Municipal realiza diversas ações que visam a reinserção social da população de rua via Cras e Creas. A partir deste ano, acompanhando o que determina a Política Nacional de Assistência Social, os moradores em situação de rua passaram a ser público prioritário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Pedro Leopoldo, uma aposta da atual gestão na construção de projetos de saída de vidas das ruas. As atividades buscam o desenvolvimento de políticas de equidade com fomento à saúde desta população e envolveram recentemente a prevenção aos agravos por meio da vacinação e o levantamento das necessidades odontológicas, além de constantes rodas de conversas que buscam orientar, conhecer as histórias de vida e procurar reestabelecer laços familiares e comunitários.