Guarda Municipal de PL recebe armamento não letal pela primeira vez

Equipamentos que incluem sparks e spray de pimenta irão auxiliar os guardas civis numa melhor atuação na segurança dos moradores de PL

Dando continuidade ao processo de total reestruturação da Guarda Municipal de Pedro Leopoldo, a atual gestão entregou, no último dia 26, diversos equipamentos que irão auxiliar no trabalho dos guardas civis na busca pela ordem e segurança na cidade.

Foram entregues aos agentes 15 kits de Spark, incluindo em cada um deles uma arma elétrica incapacitante, um coldre em polímero, um pen drive para baixar informações sobre uso da arma, um carregador com fonte de energia e cinco cartuchos. Além disto, a Guarda Municipal recebeu cinco espargidores (spray) de pimenta médio e três espargidores de pimenta grande.

Os equipamentos só podem ser utilizados por profissionais da área de segurança pública, devidamente habilitados. Os Guardas Civis de Pedro Leopoldo já foram treinados e certificados, por ocasião de curso realizado junto à Guarda de Contagem, estando aptos a utilizarem os equipamentos adquiridos.

Esta é a primeira vez que a Guarda recebe este tipo de armamento em Pedro Leopoldo. As Sparks são de uso diário, onde o armamento trará maior segurança ao agente que realiza o patrulhamento, tanto preventivo como ostensivo no município. Já os Espargidores são indicados para uso em eventos com grande público, normalmente para contenção de distúrbios civis, confusões e problemas de menor impacto ou gravidade, mas que pode se agravar se não houver intervenção imediata.

De acordo com Girlane dos Santos Costa, Comandante da Guarda Civil Municipal de Pedro Leopoldo, os equipamentos recebidos são de fundamental importância para a execução dos trabalhos desenvolvidos em Pedro Leopoldo. “Além de serem grandes aliados na reação a uma possível injusta agressão ao agente ou a terceiros, são equipamentos tidos como “não letais”. Desta forma, é possível aliar a proteção do agente da segurança Pública e de terceiros, com a proteção da vida de um possível agressor. São equipamentos de fundamental relevância para o uso progressivo da força, que vai desde a simples presença do agente de segurança Pública (PM/Guarda Civil) até a utilização de força letal (arma de fogo). Lembrando que estes níveis de uso da força serão utilizados de acordo com o risco enfrentado pelo agente. O objetivo é que a força utilizada seja proporcional ao nível de resistência oferecida. Portanto, os equipamentos serão de grande ajuda no dia a dia do trabalho do Guarda, que até então não dispunha de nenhum equipamento para a realização do trabalho que é de extremo risco”, destacou.

Os equipamentos que irão auxiliar a Guarda Municipal numa melhor prestação de serviços para a sociedade não causam lesão permanente ou morte.