Escola de Dr. Lund volta a ter ensino integral já no próximo semestre

Desde que o Governo de Minas Gerais decidiu reduzir o número de escolas que adotam o modelo de ensino integral no Estado, a atual gestão vem empenhando esforços pela permanência do programa nas escolas do município, entre elas, a Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana, localizada em Dr. Lund. O Prefeito Cristiano Marião reivindicou as vagas e pediu o retorno imediato, que não estava previsto sequer para 2020. Para isso o Governo Municipal apresentou um relatório que evidenciou a importância da instituição na área educacional e como importante instrumento de transformação da realidade social dos alunos e seus familiares.  O esforço do Prefeito foi recompensado e esta semana a Secretaria Estadual de Educação acatou o estudo desenvolvido pela Prefeitura e, após meses sem aulas em tempo integral, as escolas estaduais Pedro Leopoldo, Roberto Belisário Viana e Romero de Carvalho voltarão a funcionar neste sistema já a partir de agosto.

A lista do Estado informa que das 160 vagas que eram ofertadas em Dr.Lund, 50 retornarão em agosto e as outras serão retomadas de forma gradativa. Nas demais escolas citadas, são 35 vagas para cada uma.  A Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário, Maria Cristina Ribeiro, ficou muito feliz com a boa notícia. “Esperamos ansiosamente pela volta do tempo integral ainda este ano. Foi uma excelente conquista para o município. Este retorno será muito importante para garantir a permanência dos alunos. São 150 alunos à espera do programa. Pais, funcionários, alunos, estamos todos muito satisfeitos com esta notícia e ansiosos pelo retorno”, disse.

A minuciosa análise documental com diagnóstico pedagógico e social da escola enviada ao Governo do Estado foi crucial na reinserção da Escola de Dr. Lund no programa. O relatório tratou, sobretudo, de questões como vulnerabilidade social e beneficiários bolsa família.  “Estou muito feliz com a notícia de que a Escola de Dr. Lund foi incluída dentre as vagas que serão reabertas ainda este ano, uma vez que 160 alunos de 1º ao 5º ano são atendidos pelo programa, dentre eles beneficiários do Programa Bolsa Família, jovens encaminhados pelo Conselho Tutelar, Casas da Família e Creas. Essa instituição vem colaborando significativamente para transformar a realidade dos alunos e seus familiares e não poderia ficar de fora do ensino integral”, comemorou Marião.

Após anunciar que o programa de escola integral que atualmente atende 111 mil estudantes, em 1,6 mil escolas, passaria a atender apenas 30 mil alunos em 500 escolas do Estado, a Secretaria de Estado de Educação voltou atrás e informou que 25% das vagas voltarão a funcionar no 2º semestre de 2019 e 55% no ano de 2020.