Mutirão de Limpeza contra o Aedes em PL recolheu toneladas de materiais

As Secretarias Municipais de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a Rede Comunitária em Ação (Recoa), Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo (Ascapel) e o Comitê de Arboviroses, concluíram na última quarta-feira (13) o mutirão de limpeza na cidade. A iniciativa teve como objetivos o combate ao mosquito Aedes aegypti e a promoção da educação junto à população.

Agentes percorreram a cidade coletando inservíveis, objetos que, dispostos de forma inadequada nas residências, podem se tornar criadouros do mosquito transmissor das chamadas arboviroses: dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela. Além do trabalho porta a porta, 31 caçambas foram distribuídas nos bairros foco da ação.

O mutirão foi realizado nos bairros que registraram alto e médio risco no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), divulgado no último trimestre de 2018. O LIRAa é uma metodologia definida pelo Ministério da Saúde para o mapeamento dos pontos do território com altos índices de infestação do mosquito Aedes.

A partir do Liraa foram traçadas estratégias de atuação para conter o risco. “Uma dessas ações é o mutirão, que teve saldo muito positivo. As pessoas se envolveram e foi coletada uma quantidade expressiva de materiais. No entanto, entendemos que o quantitativo de materiais é algo que menos importa. Promover a conscientização da população é o que de mais relevante há em ações como essa”, aponta o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

De acordo com a Chefe da Vigilância Sanitária, Michelli Moreno, a intenção da Prefeitura é que o mutirão possa ser promovido em toda a cidade. Segundo ela, a ação não seria possível sem o envolvimento dos membros do Comitê de Arboviroses e dos Guardiões da Reciclagem. “É importante ressaltar o comprometimento dos nossos parceiros com essa iniciativa. São pessoas que acreditam e trabalham por uma cidade mais sustentável, consciente e saudável”, entende.