Direitos e violência contra crianças e adolescentes são debatidos em Conferência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram, na manhã do último sábado (24), a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na Escola Nhazinha Carvalho.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, a VIII CMDCA teve por objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas e fortalecer as estratégias de enfrentamento às violências contra eles.

No evento foram definidos os delegados, com direito a voz e voto – incluindo crianças e adolescentes -, e definidas as propostas que serão encaminhadas para a apreciação e possível implementação a nível municipal. Os grupos formados, que discutiram o tema em cinco diferentes eixos, elaboraram ainda propostas que serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Regis Spíndula, a VIII CMDCA teve um saldo muito positivo. “Discutimos os desafios e definimos ações para garantir o acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, bem como a proteção dos mesmos. Muito importante salientar que contamos com a participação de crianças e jovens. O protagonismo deles em discutir assuntos que lhes dizem respeito é fundamental”, entende.