Prefeitura de PL alerta que irá ampliar a fiscalização e punir quem despejar entulhos nas ruas

No último sábado, uma tempestade caiu sob Pedro Leopoldo causando grandes transtornos, sobretudo para os residentes da região de Lagoa de Santo Antônio. Juntamente com o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Sargento Nobre, o Chefe de Gabinete Evandro de Sousa, os secretários de Obras e Serviço Públicos, Gustavo Costa, e de Planejamento Urbano, Juliano Fagundes, e o vereador Toninho da Distribuidora percorreram o município para avaliar a situação.

Muitos dos impactos foram acentuados em decorrência do entupimento de bocas de lobo. Os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos retiraram considerável quantidade de lixo, detritos e restos de materiais de construção dos bueiros. No dia seguinte, foi promovida a limpeza das vias tomadas pelo barro.

De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Juliano Fagundes, a população precisa se conscientizar e passar a depositar entulhos nas caçambas, como prevê a legislação municipal. Ele assegura que a fiscalização será ampliada. “Estamos reestruturando nosso setor de fiscalização para que possamos atuar de forma mais firme e coibir as irregularidades envolvendo o depósito irregular de entulhos”, ressalta.

Desde o início de 2018, a Prefeitura Municipal vem promovendo o programa Cidade Limpa, em que os servidores do Obras se envolvem em uma força-tarefa de limpeza nos bairros da cidade. Paralelamente, os moradores são comunicados de que a Prefeitura passará a fazer valer a Lei do Código de Posturas do Município.

O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Costa, relembra que a ação visa não apenas tornar a cidade mais limpa, mas alcançar uma economia anual da ordem de R$ 2 milhões. “O município vinha gastando demais com o recolhimento de entulho, mesmo a Lei sendo clara em relação à responsabilidade pela destinação de restos de construção e materiais provenientes, por exemplo, de limpeza de quintais e jardins. Cabe ao proprietário contratar um serviço de caçamba para dar destino adequado a esse material”, afirma.