Prefeitura viabiliza transporte no bairro Manoel Brandão

Desde a última terça-feira (16), os moradores do bairro Manoel Brandão passaram a ter uma linha de ônibus em dois horários. A princípio, às 6h (Bairro-Centro) e às 17h15 (Centro-Bairro). A Prefeitura está em contato com a Unir para que seja disponibilizado o horário de 12h (Bairro-Centro). A TransPL já realizou a instalação das placas de sinalização nos locais de embarque. O itinerário também beneficiará os moradores de Vera Cruz, Tapera e Ferreira.

Os moradores demonstraram satisfação com a novidade. “Fazem seis anos que estou aqui, pagando todas as prestações do meu lote direitinho, e nunca o bairro teve nada. Agora, com o suporte da Prefeitura, as coisas estão acontecendo”, disse o morador Cléber da Silva.

A Prefeitura vinha promovendo melhorias no bairro até julho, quando a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) determinou que a responsabilidade por desenvolver as obras de infraestrutura básicas cabiam ao dono do empreendimento. A limpeza das fossas e a coleta de lixo continua sendo realizada pela Prefeitura.

“Mesmo orientada pela ARMBH a retirar as máquinas do local, a Prefeitura de Pedro Leopoldo se comprometeu a não abandonar os moradores do Manoel Brandão. Solicitamos e hoje o transporte é realidade. Esperamos que a empresa possa ampliar os horários, como já foi comprometido”, disse o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz.

Impasse antigo

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a aprovação do projeto do loteamento do Manoel Brandão aconteceu em junho de 1998. Porém, o empreendimento é considerado irregular sob o aspecto urbanístico, uma vez que obras de pavimentação, drenagem, iluminação e energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário não foram executadas pelo proprietário. Em virtude da situação irregular, a Copasa alega que não pode desenvolver as obras para levar água aos moradores do loteamento.