Reciclagem gera menos lixo e mais economia para o município, alerta Prefeitura de PL

Ao longo de todo o ano, saem de Pedro Leopoldo cerca de 1700 caminhões de lixo em direção ao aterro que recebe os resíduos sólidos da cidade, em Sabará. No total, são geradas na cidade cerca de 10,8 mil toneladas de lixo todos os anos. Com o serviço de coleta e transporte de lixo de todo o município, bem como o tratamento do mesmo, a Prefeitura gasta um valor aproximado de R$ 4 milhões anuais.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a separação do lixo orgânico e dos resíduos com potencial para a reciclagem pode contribuir para a redução dessas despesas. “Gastamos um valor representativo com algo que não tem serventia para a maioria das pessoas. É importante ressaltar que quanto menos nós coletamos, menor é o valor gasto. Em meio ao que vai para o lixo, temos materiais que podem ser reciclados e significam renda para diversas famílias”, aponta o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Costa.

A Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (Ascapel) coleta diariamente materiais, como papel, plástico, vidros (inteiros), pet e metais. Cerca de cem pessoas vivem da renda conseguida por meio da coleta dos inservíveis. Quanto maior o volume de material coletado, maiores são os rendimentos das famílias associadas.

Com base nas planilhas de detalhamento mensal do volume de lixo encaminhado para o aterro onde o lixo da cidade é tratado, Pedro Leopoldo vem conseguindo reduzir o volume e os gastos com o transporte desde maio, no comparativo com o ano passado. De maio a setembro deste ano, a cidade deixou de transportar cerca de 156,6 toneladas de lixo no comparativo com o mesmo período de 2017.

Na visão do Prefeito Cristiano Marião, o lixo deve ser pensado de forma abrangente por parte da população. “O conceito de lixo não é o mesmo para todo mundo. O que é lixo para muitas pessoas, é o alimento, o remédio a dignidade para famílias de nosso município. A separação do lixo beneficia a todos. A população se torna mais consciente, o município economiza e a Ascapel tem trabalho e renda”, afirma Marião.