Prefeitura de PL alerta: 1300 crianças ainda não foram imunizadas contra o Sarampo e a Poliomielite

No sábado (18) foi realizado em todo o país o dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em Pedro Leopoldo, cerca de 740 crianças foram vacinadas, o equivalente a 24% do público alvo da campanha. Dessa forma, o município atingiu 57,5% da cobertura vacinal, percentual ligeiramente superior ao registrado nos níveis estadual e federal (ambos 57%).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, até o próximo dia 31, 95% das crianças de 1 ano a menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo se o cartão de vacinação das mesmas estiver em dia.

A Referência em Imunização de Pedro Leopoldo, Cynara Araújo, destaca que o percentual de vacinação está distante da meta. “Precisamos de muita atenção dos pais e responsáveis pelas crianças. Estamos vivenciando um período muito complicado, sobretudo relacionado ao avanço do Sarampo na região Norte. Então precisamos proteger nossas crianças. E isso só será possível por meio da imunização”, alerta.

O Ministério da Saúde encaminhou ao município todas as doses necessárias para a imunização das cerca de 3,2 mil crianças que devem ser vacinadas em Pedro Leopoldo. A partir de setembro, com o recebimento de mais doses, os postos do município voltarão a vacinar adultos. “A vacina contra o Sarampo é oferecida ao longo de todo ano para a população. Porém, neste momento, as doses estão sendo oferecidas exclusivamente para as crianças do público alvo”, esclarece o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

Os responsáveis pelas crianças que ainda não foram imunizadas devem procurar o posto de vacinação mais próximo. O horário de funcionamento de cada centro de saúde varia e pode ser consultado por telefone. A lista está disponível no site da Prefeitura Municipal.