No último sábado, 4 de outubro, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o Dia D da Saúde, uma grande ação em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Diversos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) estiveram de portas abertas, oferecendo atendimentos e orientações à população, com foco no cuidado e na ampliação do acesso aos serviços de saúde.
A ação foi um verdadeiro sucesso. Cerca de 300 mulheres cuidaram da sua saúde no sábado. No total, 130 mulheres aproveitaram o momento para colocar o preventivo em dia, além de 50 encaminhamentos realizados para mamografia, ampliando o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama. Também foram feitos mais de 80 testes rápidos de HIV e Sífilis, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A programação contou ainda com vacinação contra o HPV, contribuindo para a proteção de meninas e meninos contra o vírus que pode causar o câncer do colo do útero.
De acordo com Rachel Lage, Secretária Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com o fortalecimento dos serviços básicos e o cuidado contínuo com a população. “Estamos trabalhando muito para que a Atenção Primária fortaleça o vínculo com seu território, seja mais efetiva e dissemine ações de prevenção e promoção à saúde”, destacou Rachel.
O Dia D da Saúde reforça o papel essencial das unidades básicas como porta de entrada para o cuidado e mostra que a prevenção é o melhor caminho para uma vida mais saudável.