Prefeitura já deu o pontapé inicial para conclusão das obras do Hospital Municipal
Uma demanda muito antiga e que vai trazer muitos benefícios para a população de Pedro Leopoldo já está no planejamento da atual gestão: o retorno das obras do Hospital Municipal Francisco Gonçalves. Após anos de espera, os primeiros passos foram dados pela Prefeitura para as tratativas de concretização desta obra tão essencial para os serviços de saúde ofertados no município.
A reforma no Hospital teve início em 2010 e foi paralisada em 2012. Desde então, nenhuma administração deu andamento ao projeto. Agora, já no início da nova gestão, foi realizada, na sexta-feira, 17, uma reunião estratégica do Executivo, através do Prefeito Emiliano Braga com o Secretário Municipal de Saúde, Leonardo Barros, o diretor de Planejamento da Saúde, Rômulo Morato, e a arquiteta Milene Proença, para discutir as diretrizes do projeto arquitetônico da obra do Hospital Municipal Francisco Gonçalves e do Pronto Atendimento Central, ambos situados no mesmo espaço. “Ainda estamos no começo do alinhamento, mas o compromisso é firme: transformar a realidade da saúde no município e garantir que essa estrutura saia do papel para atender à população com mais dignidade e qualidade”, disse o Secretário.
De acordo com o Prefeito Emiliano, o foco inicial será a reestruturação da edificação e a definição da nova vocação do hospital, que orientará o processo licitatório subsequente. “A partir desta etapa, será determinado qual tipo de serviço será prestado à comunidade, garantindo que a estrutura esteja adequada às demandas locais. Esta transformação é essencial para mudar o cenário da saúde e oferecer um espaço adequado para atender a população de Pedro Leopoldo”, destacou Emiliano.
Retomada dos Exames Laboratoriais
Outra boa notícia na área da saúde é o retorno da coleta de exames laboratoriais. O serviço foi interrompido no dia 17 de dezembro de 2024 para as Unidades Básicas de Saúde e no dia 27 de dezembro para os demais equipamentos da Prefeitura, como a Clínica da Mulher, CIAS e PA Lagoa.
Os serviços de urgência e emergência seguiram inalterados, e a retomada da coleta de exames laboratoriais foi retomada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, para as seguintes unidades:
• Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde – Os pacientes serão agendados diretamente na sua unidade de referência, como anteriormente.
• Pacientes do CIAS e do PA Lagoa – Aqueles com solicitações de exames emitidas por especialistas deverão procurar diretamente o Laboratório Dom Bosco para realizar o agendamento.