Prefeitura de Pedro Leopoldo otimiza o fluxo do SAMU para garantir agilidade e eficiência no atendimento

As ambulâncias do município continuam todas aptas e ativas. A única mudança é que as ligações serão centralizadas no 192

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, centralizou o serviço de atendimento médico na cidade através das ambulâncias do município e do SAMU. Com o objetivo de proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz às chamadas de socorro, o fluxo de acionamento das ambulâncias será feito única e exclusivamente pelo número 192.

Essa iniciativa visa otimizar a resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do transporte de saúde municipal, priorizando a urgência e a emergência em nosso município. Para garantir um atendimento de qualidade e adequado a cada situação, foi designado um médico regulador capacitado, que avalia cuidadosamente cada chamada recebida.

“A centralização do fluxo de acionamento das ambulâncias pelo número 192 é um avanço em nossa estrutura de saúde municipal. Com um médico regulador atento e capacitado para direcionar o atendimento de forma precisa, podemos assegurar uma resposta ágil e eficiente às demandas de urgência e emergência em Pedro Leopoldo”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Michelli Moreno.

Daniel Fernandes, Enfermeiro do SAMU, detalhou um pouco sobre o novo fluxo. “A definição de qual tipo de ambulância será destinada para cada caso vai ser determinada pelo médico regulador do SAMU, que é treinado para entender qual é a demanda, a partir das informações que ele coleta no teleatendimento. A partir deste atendimento, este médico irá definir se a pessoa está ou não em uma situação de urgência ou emergência. Para situações de urgência/emergência a pessoa irá receber uma ambulância do SAMU. Para as outras situações, se a pessoa não tiver condições de ir por meios próprios, isso vai ser dialogado com o médico e ele vai encaminhar o caso para a equipe do hospital, que vai então entrar em contato e agendar o transporte. Importante ressaltar que estes atendimentos são agendados porque não há risco para o paciente no momento, e, quem definiu que não é um risco é o médico regulador”, explicou.

A Prefeita Ana Paula Santos, destacou ainda o funcionamento dos veículos do município. “As ambulâncias do município seguem funcionando, rodando e à disposição da população, só que agora em vez de ser feita uma ligação para o Hospital Municipal ou PA, as chamadas ficarão centralizadas no SAMU. O objetivo é exclusivamente melhorar o atendimento à população”, concluiu Ana Paula.

image (1).png