Prefeitura inicia aplicação do Fumacê em áreas com maior incidência de casos de dengue

Depois de muito a Prefeitura cobrar do Governo do Estado, por meio de reuniões, telefonemas e ofícios, o pedido feito pela Prefeitura foi atendido e o veículo chegou e já começou a rodar. A seleção dos locais segue critérios técnicos elaborados pelo próprio Estado de Minas Gerais

Nesta semana a Prefeitura de Pedro Leopoldo anunciou a chegada do carro de Fumacê, denominado tecnicamente como UBV Pesado. A atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vinha solicitando o inseticida desde o mês de janeiro de 2024, a fim de intensificar as várias ações de combate à Dengue que vêm sendo realizadas pela Prefeitura em Pedro Leopoldo.

A ação começará pela Lagoa de Santo Antônio de Teotônio Batista de Freitas. A seleção dos locais considera o número de casos confirmados e notificados da doença e o índice de infestação e vem como complemento de ações já realizadas, como mutirão de limpeza e o tratamento focal realizado nos imóveis. O veículo precisa passar em cada bairro por pelo menos três vezes devido ao ciclo evolutivo do mosquito transmissor e ter, obrigatoriamente, um intervalo de dois dias.

O horário estimado de circulação respeita o funcionamento da bomba, como preconizado pelo Estado, e, respeitando os horários em que esta ação tem eficiência. O inseticida atua na eliminação dos insetos adultos, sendo uma medida importante. No entanto, a estratégia mais eficiente para controlar a dengue ainda é a prevenção e eliminação dos criadouros, especialmente nos estágios larvais.

Ainda segundo a Vigilância em Saúde, o fumacê só elimina os mosquitos que estão voando e não afeta os ovos e larvas presentes na água parada. Dessa forma, a ação não diminui a necessidade de limpeza dos quintais e retirada de materiais, como vasos e pneus, propícios para a proliferação do mosquito transmissor.