Prefeitura amplia investimento em programas sociais e centenas de famílias são beneficiadas em Pedro Leopoldo

CRAS Até Você e Auxílio-funeral são alguns benefícios sociais cedidos pela Prefeitura à população. Este ano, somente até novembro, já foram entregues pela administração mais de 4200 cestas básicas, sendo mais de meio milhão de reais investidos em auxílio-alimentação pelo CadÚnico

A Secretaria de Desenvolvimento Social, peça fundamental na administração de Pedro Leopoldo, neste fim de ano, reafirma o compromisso com a população, priorizando a entrega de serviços de qualidade. O Programa “CRAS Até Você”, criado nesta gestão, é um exemplo disto. Na ação, são expandidos os serviços socioassistenciais para áreas mais distantes dos equipamentos da Prefeitura, incluindo a criação e atualização de cadastros e o fornecimento de auxílio-alimentação por meio de cestas básicas.

Durante o ano de 2023, o programa alcançou diversas localidades como Quinta do Sumidouro, Lagoa de Santo Antônio, Quinta das Palmeiras e Vera Cruz. Além disso, a Secretaria oferece também o auxílio-funeral, um suporte importante para as famílias em momentos delicados, totalizando investimento de aproximadamente 150 mil reais somente de Janeiro a Novembro de 2023.

Destaque também para a entrega de cerca de cestas básicas ao longo deste ano. Para se ter uma ideia do salto de investimento nesta área, em 2019 foram entregues 500 cestas, um total de apenas 29.770 reais gastos pela Prefeitura. Este ano, somente até novembro, já foram entregues pela administração mais de 4200 cestas, sendo mais de meio milhão de reais investidos.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Sena, reafirma a dedicação da equipe para fornecer mais qualidade nos serviços realizados para a população, a pedido da Prefeita Eloisa Helena. “Estamos empenhados em atender às demandas da nossa comunidade, promovendo a inclusão social e o bem-estar. O “CRAS Até Você” é um exemplo concreto deste compromisso, levando assistência onde ela é mais necessária”, disse.

O Sr. Augusto Silva, morador de Quinta das Palmeiras e beneficiado pelo programa, compartilhou sua gratidão.”Esta iniciativa trouxe alívio para muitas famílias, incluindo a minha. As cestas básicas foram essenciais. Conforta saber que a Prefeitura está presente quando precisamos”, comentou.

Segundo os dados socioeconômicos, em janeiro de 2021, 1.978 famílias foram atendidas pelo Bolsa Família, um investimento de R$351.287,00, benefício médio de R$177,80. Já em novembro de 2023, 3.489 famílias foram contempladas pelo Bolsa Família, investimento de R$2.283.972,00, benefício médio de R$655,18. E entre janeiro de 2021 e novembro de 2023, houve a inclusão de 1.511 famílias nos cadastros do município.

Este é um retrato do compromisso contínuo da administração de Pedro Leopoldo em construir uma comunidade mais forte e inclusiva, onde nenhum cidadão seja deixado para trás.