Ascapel retoma coleta seletiva no dia 11

A Associação optou por dedicar um tempo para a separação e processamento do material que se encontrava estocado no galpão. Prefeitura apoia os catadores através de Termo de Fomento, pagamento de despesas e tem projetos para melhorias tanto na estrutura física como no repasse de recursos aos associados

A Ascapel – Associação de Catadores de Pedro Leopoldo – retoma a coleta seletiva de porta a porta na próxima segunda-feira, dia 11. A Associação precisou ficar alguns dias sem realizar este serviço, uma vez que, por contar atualmente com 11 associados, não foi possível realizar a coleta e ao mesmo tempo a triagem para comercialização do material que já estava estocado no galpão. “Para fazer a coleta nas ruas nós precisamos fechar o galpão, porque somos poucos associados atualmente. Com o galpão fechado, não é possível promover a triagem e prensagem do material para posterior comercialização. Por isso, nós, catadores, optamos por paralisar a coleta na rua para fazer esta separação. Agora conseguimos finalizar e retornaremos para o trabalho nas ruas segunda-feira. Aproveito a ocasião para agradecer o apoio e compreensão da Prefeitura e de toda a população”, disse Isaura Júnia, vice-presidente da Ascapel.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Mauro Lobato, algumas pessoas, lamentavelmente, tentaram usar isto politicamente, como tem acontecido, e tentaram alegar que seria algum problema com a Prefeitura, o que, em absoluto, não procede. “A informação de que a paralisação temporária da coleta tenha a ver com a gestão é completamente falsa. A Prefeitura não deixou de cumprir o que vem cumprindo desde sempre, como, por exemplo, o pagamento das despesas com combustível, água e luz, apoio na divulgação do trabalho e a manutenção dos caminhões. Além disto, temos o Termo de Fomento que foi reajustado este ano pela Prefeita Eloisa e que, no momento, aguarda a finalização por parte da Ascapel, com apresentação correta da documentação para dar sequência aos repasses”, destacou o Secretário.

Importante salientar que independente da coleta de porta em porta, os 15 “Muros Inteligentes”, parceria entre Ascapel, Prefeitura e Recoa, continuam sendo pontos de entrega voluntária.

Mais apoio e melhorias para a Ascapel

A Prefeitura de Pedro Leopoldo já tem em curso projetos de mais investimentos para a Associação, a pedido da Prefeita Eloisa Helena. Nos próximos dias um destes projetos terá prosseguimento dentro do que rege a lei. “Importante destacar também que a Ascapel construiu um refeitório com recursos do Ministério Público e a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, está fazendo todo o acabamento, reparando pisos e outras ações de infraestrutura. Além disso, já iniciamos a licitação para mecanização dos serviços, ou seja, da aquisição de esteira rolante para otimizar o processo de triagem feito pelos catadores. Como se pode ver, a atual administração não só reconhece a importância do trabalho da Ascapel, como incentiva e apoia a Associação em vários aspectos”, reafirmou Mauro Lobato.