Prefeitura de PL realiza diversas ações contra a Febre Maculosa

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde, está alertando os moradores sobre os cuidados contra a Febre Maculosa por meio de diversas ações preventivas. Em 2023, foram 20 casos notificados, 08 descartados e 12 em investigação. Estes números foram atualizados nesta quarta-feira, 16 de agosto de 2023, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o período sazonal da doença, que abrange os meses de maio a novembro, a Prefeitura destaca a importância de reconhecer os sintomas, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. Especial atenção é dada aos indivíduos que estiveram em áreas com carrapatos nos últimos 14 dias.

Para prevenir a febre maculosa, a Prefeitura realiza várias iniciativas, como educação em saúde nas unidades básicas e espaços turísticos, capacitação de agentes de endemias, além de atualização de profissionais médicos e enfermeiros.

Os cuidados preventivos são essenciais dada a gravidade da doença, transmitida por carrapatos infectados, que pode levar a complicações sérias e até à morte. Adotando medidas como evitar áreas infestadas, usar roupas protetoras e verificar o corpo após exposição, é possível reduzir consideravelmente o risco de infecção. Reconhecimento precoce dos sintomas e busca por tratamento médico são fundamentais para diagnóstico e manejo adequados, minimizando impactos negativos na saúde. Assim, os cuidados contra a febre maculosa beneficiam tanto a proteção individual quanto a coletiva, ajudando a controlar sua disseminação na comunidade.