Prefeitura de PL oferece “Educação com Arte” para alunos das Escolas Municipais

Diferentes atividades que complementam o ensino tradicional são oferecidas a cerca de 2 mil alunos. Nesta gestão, escolas da área rural também estão fazendo parte do projeto

Incluir diferentes estilos de artes no dia a dia dos alunos dentro das escolas é uma forma de explorar o ensino de diferentes formas. Alguns benefícios conquistados com as atividades são: o estímulo do autoconhecimento, potencialização da criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, a descoberta de talentos também podem acontecer por meio das aulas. Atualmente, a Prefeitura de Pedro Leopoldo possui em sua rede de ensino o programa “Educação com Arte”. Por meio da Secretaria de Educação, são oferecidas seis modalidades de atividades para alunos das Escolas Municipais: Balé, Capoeira, Dança, Esportes, Flauta e Fanfarra.
Atualmente, 14 instituições em Pedro Leopoldo possuem o ensino alternativo em sua grade, e neste ano também estão presentes nas Escolas Municipais Rosalino Marques dos Reis e Avary de Campos, na área rural do município, que antes não contavam com o programa em seu sistema. Em 2023 já são quase 2 mil alunos matriculados.
Para a professora de flauta, Aparecida Martins, as aulas têm gerado resultados positivos para os alunos. “Este projeto é de extrema importância, pois trabalhamos a socialização. Os alunos ficam empolgados com a oportunidade de conhecer algo novo e é bacana sair um pouco da forma acadêmica tradicional, usar um novo formato, isso os deixa empolgados. Já percebi uma grande mudança. Os alunos que antes eram retraídos, hoje já estão bem mais espontâneos, interagindo muito mais”, analisou.
A Secretária de Educação, Cláudia Resende, tem a intenção de ampliar as aulas para mais instituições e acrescentar mais modalidades. “Nosso objetivo é sempre melhorar! Neste ano já tivemos a novidade com o programa em duas escolas da área rural. Mas, agora, é trabalhar para levar mais opções e alcançar mais escolas também. Queremos que todos os alunos da rede tenham o prazer de realizar essas aulas e colher os benefícios que elas trazem”, concluiu.