Farmácia Municipal presta serviços de grande importância para a população

Só em 2023 já foram entregues quase 2 milhões de remédios no município. Além de medicamentos, dietas e fraldas também são ofertados pela Prefeitura

A Farmácia Municipal é um equipamento da gestão municipal, que conta com medicamentos fornecidos pelo Estado, beneficiando diversos moradores. Por isso, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se empenha para melhorar constantemente os serviços oferecidos.

Atualmente o município conta com três unidades de dispensação de medicamentos: a Farmácia Municipal, localizada no Centro, outro setor no bairro Lagoa de Santo Antônio, e a Farmácia Van, que passa de bairro em bairro realizando as entregas de medicação para os moradores. Só em 2023 já foram entregues 1.805.259 remédios para todo o município, por intermédio dos três equipamentos.

Para Edilza Silva, usuária do serviço, este benefício salva vidas, “Muitas pessoas não têm condição de arcar com alguns tratamentos de saúde, porque a medicação é cara. Então, com essa ajuda da Prefeitura a preocupação diminui e até mesmo muitas vidas podem ser salvas”, disse.

Dietas e Fórmulas Padronizadas

Outra ação realizada pela Farmácia Municipal é a oferta de dietas e fórmulas padronizadas para crianças e adultos que necessitam de alimentação específica. Ficam disponíveis 12 tipos de fórmulas, dentre elas dieta hipercalórica, normocalórica, fórmula de partida e seguimento, dieta semi-elementar e suplemento para diálítico. Isto beneficia 88 pacientes atendidos e mais de 900 unidades de fórmulas e dietas são entregues mensalmente. As dispensações ocorrem após o processo de protocolo ser realizado, a partir de critérios estabelecidos e laudo médico.

Fraldas Geriátricas

As fraldas também são oferecidas à população e atualmente 230 pacientes são atendidos mensalmente, sendo 20 mil unidades entregues. Este serviço foi retomado pela atual administração logo no início da gestão.

A distribuição das fraldas acontece conforme o Protocolo Municipal de Fraldas Geriátricas de Pedro Leopoldo, que foi executado com a finalidade de racionalizar o uso destas e criar um atendimento mais abrangente para a população, já que a demanda no município é grande. “O objetivo das entregas é oferecer mais conforto e bem-estar aos pacientes, promovendo assim, mais qualidade de vida e dignidade”, disse Alex Moreira, responsável pela Farmácia Municipal de Pedro Leopoldo.

A Prefeita Eloisa Helena reafirma o compromisso com a saúde dos pedroleopoldenses, “Uma das minhas prioridades durante a gestão sempre foi cuidar do que mais temos de importante na vida: a saúde. Isso vem sendo feito de diversas formas, como a ampliação de atendimentos nos postos e centro de especialidades, reforma nos locais destinados à saúde, e com a disponibilização de medicamentos e dietas para a população, entre outras melhorias. Nosso compromisso é com todos e ele está sendo realizado”, afirmou.