Prefeitura de Pedro Leopoldo torna Chico Xavier patrimônio imaterial do município

Chico Xavier se constituiu como elemento aglutinador de um traço da memória coletiva, que se materializa em diferentes espaços da cidade’, diz o decreto. Iniciativa da atual gestão visa valorizar e preservar a história do médium nascido em Pedro Leopoldo

Com a chegada do dia 02 de abril, aniversário do médium Francisco Cândido Xavier, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, resolveu, por meio de um decreto assinado pela representante do executivo, Eloisa Helena, declarar Chico como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, no dia 02 de abril de 1910, foi médium, filantropo e escreveu cerca de 450 livros, sendo vendidos mais de 50 milhões de exemplares de suas obras.

De acordo com o decreto municipal, o registro de Chico Xavier no Livro dos Saberes, justifica-se ainda pelo fato de que a sua história se entrelaça à própria história e desenvolvimento de Pedro Leopoldo, e que, neste sentido, as memórias do médium, e seus saberes voltados à espiritualidade, caridade e aos princípios cristãos, o tornam Patrimônio Imaterial de Pedro Leopoldo. “A figura do Chico Xavier agrega pessoas de diferentes segmentos, religiosos ou não. Ter ele como cidadão que nasceu e constituiu uma história em nossa cidade é motivo de muito orgulho. Nada mais justo com esta grande personalidade, seus admiradores e moradores do nosso município, torná-lo Patrimônio da cidade”, comentou a Prefeita Eloisa Helena.

E neste fim de semana, entre os dias 31/03 e 02/04, acontece a 5ª edição do Festival de Luz, realizado pela Prefeitura Pedro Leopoldo e pela Fundação Cultural Chico Xavier, que tem por objetivo celebrar a vida e obras do médium. O evento é gratuito e acontece na praça da Estação, com diversas atrações, dentre elas, show do cantor e compositor Lenine.