Pedro Leopoldo é a 4ª cidade de MG que mais ofertou vagas de emprego pelo Sine

Pedro Leopoldo foi o 4º município que mais disponibilizou vagas de empregos em Minas Gerais. Os dados são do Painel de Informações sobre o sistema, atualizado nesta terça-feira (7/2). PL só ficou atrás das grandes metrópoles Sine Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais, Sine BH (capital) e Sine Ituiutaba.

O resultado positivo comprova que existe um trabalho relevante da Prefeitura, que vem atraindo empresas importantes para o município e apoiando os pequenos empreendedores. Em 2021 foram abertas 168 empresas em Pedro Leopoldo, em 2022 outras 198 e em 2023, até agora, em um mês, foram 25 aberturas. Vale destacar que o apoio ao empreendedorismo também tem sido pautado nesta gestão, e, por isto, houve um aumento também no número de MEI’s, sendo um saldo de 73% em 2021, 60% em 2022 e 53% em 2023.

Ao todo, são 8.780 mil vagas de trabalho, 371 delas para pessoas com deficiência (PCDs). As ocupações que concentram o maior número de vagas são operador de telemarketing ativo e receptivo (691), alimentador de linha de produção (679), motorista de caminhão (641), servente de obras (486) e vendedor de comércio varejista (382). Entre as unidades, o Sine Uberlândia concentra 2.201 oportunidades na terça-feira, 7, seguido pelo Sine BH Central de Vagas, com 877, o Sine Ituiutaba, com 392, Sine Pedro Leopoldo, com 329, e o Sine Itabirito, com 290.

A pedido da gestão, Josiane Machado, a nova Gerente de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Pedro Leopoldo, está desenvolvendo um trabalho minucioso no Sine/PL para fazer com que este órgão seja melhor utilizado pela população. “O Sine está passando por diversas melhorias físicas, estruturais e de trabalho. Estamos promovendo capacitação da mão de obra local, ofertando cursos gratuitos e fazendo ampla divulgação de vagas de emprego. A administração tem feito um excelente trabalho para ampliar a geração de vagas de emprego na cidade e já estamos percebendo os frutos positivos de todo este empenho da gestão. E só tende a melhorar”, disse.

Para a Prefeita Eloisa Helena, promover geração de emprego e renda é mais uma prioridade que a gestão vem cumprindo de forma satisfatória. “Estamos desenvolvendo políticas públicas com este fim, com a criação da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico que abrange o setor de indústria e comércio, entre outras ações, como um maior incentivo aos serviços prestados pelo Sine. E claro, estamos trabalhando muito para trazer empresas para Pedro Leopoldo, como a Arteca, que já começou a se instalar e já está no processo de contratação. Gente com vontade de trabalhar, crescer e inovar, nós temos. Nossa missão é dar a elas oportunidades e é o que estamos fazendo”, disse a Prefeita Eloisa Helena.

As vagas do Sine PL são disponibilizadas no site da Prefeitura de Pedro Leopoldo, no link http://pedroleopoldo.mg.gov.br/?page_id=3234