Prefeitura de Pedro Leopoldo realiza 1º Workshop sobre Paleontologia do município
Serão seis dias de evento totalmente gratuito, com diversas atrações e muito conhecimento. A ação da Secretaria Municipal de Cultura é inédita e promete agradar a todas as idades
Uma das funções da Secretaria Municipal de Cultura é levar à população conhecimentos históricos a respeito do município, e, desta vez, o aprendizado será sobre um tema que Pedro Leopoldo é referência, a Paleontologia. De 31 de agosto a 4 de setembro acontece o 1º Workshop de Paleontogia, Cultura e Turismo de Pedro Leopoldo, na Praça da Estação. “Somos uma cidade de extrema importância na área da Paleontologia e da Arqueologia, importância não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Muitos achados aqui mudaram conceitos e a história”, destacou Patrícia Rafael, Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo.
O intuito do Workshop é mostrar aos pedroleopoldenses a importância de Pedro Leopoldo para a paleontologia brasileira e mundial. O evento contará com um museu temporário, contendo peças de grande significado para a paleontologia, cedidas pelo Museu de Ciências Naturais da Puc Minas e Museu Natural da UFMG, muitas delas encontradas em nosso município. Ocorrerá também palestras e oficinas ministradas por grandes estudiosos do tema, apresentações artísticas e roda de conversa.
Fósseis encontrados em Pedro Leopoldo
O fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil e nas Américas, o esqueleto de Luzia, foi descoberto em um sítio arqueológico em Pedro Leopoldo, entre 1974/1975. Essa informação é de conhecimento de grande parte da população, mas o que muitas pessoas não sabem é que em Pedro Leopoldo foram encontrados também fósseis de incríveis animais da Megafauna, como Gliptodonte, Mastodonte, Preguiça Gigante Catonix e Urso.
No ano passado, o Professor e paleontólogo Cástor Cartelle, atráves de seus estudos, afirmou que o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido popularmente como “Tigre Dentes de Sabre” foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo. Antes as informações eram de que o fóssil do felino teria sido encontrado em 1842, em uma caverna em Lagoa Santa.
Confira a programação do evento:
31/08 – Abertura
09h às 20h – Abertura do museu temporário
Material a ser exposto:
Réplicas de Fósseis cedidos pelo Museu de Ciências Naturais da PUC- MG
Réplicas de Fósseis cedidos pelo MHNJB da UFMG
Instrumentos Pedra Lascada – MHNJB da UFMG
Peças fósseis originais, encontradas em Pedro Leopoldo – Gliptodonte, Mastodonte, Preguiça gigante Catonix, Urso, emprestadas pela UFMG.
Exposição de Pinturas sobre a Mega Fauna
Exposição de Réplicas de Animais da Megafauna – Tamanho Natural
– 10h às 11h – Oficina: “Dando Vida aos Fósseis – Oficina de Paleoarte”
Professor e Paleontólogo Alexandre Liparini
Professora Lívia Stemler de Godoi Quintão
Professor Otávio Augusto Valério Alves
14h às 16h – Palestra e mostra sobre Educação Patrimonial – Ricardo Serafim
01/09
09h – Abertura do Museu temporário – Recebimento dos alunos para visita ao Museu
10h às 11h – Palestra “Turismo de Aventura e Turismo Arqueológico nas trilhas de Pedro Leopoldo”, com Marcelo Bastos, especialista em turismo arqueológico e turismo de aventura.
13h às 14h – Recebimento dos alunos para visita ao museu
14h às 17h – Roda de conversa, patrimônio natural e histórico como parte relevante para o incremento do turismo, com abertura do músico Zanata Laudares
Participantes:
Patrícia Rafael Perdigão – Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Pedro Leopoldo
Mauro Lobato – Secretário Municipal de Meio Ambiente
Débora Gomes Assis – Gerente da Rota da Grutas Peter Lund, representando a Urbanes (Concessionária responsável pelo Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e o Monumento Natural Estadual Peter Lund)
Mariela França – Presidente do Circuito das Grutas
Sérgio de Paula Silva e Júnior – Presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais
17h – Apresentação do Balé Paula Couto – Espetáculo “Rupestre”
18h – Lançamento do Livro “Os Tesouros de Pedro Leopoldo”, do Paleontólogo e professor Castor Cartelle, com entrevista e entrega de livros autografados.
02/09
09h – Abertura do Museu temporário
10h às 11h – Oficina: “Dando Vida aos Fósseis – Oficina de Paleoarte”
Professor e Paleontólogo Alexandre Liparini
Monitora Lívia Stemler de Godoi Quintão
Monitor Otávio Augusto Valério Alves
15h às 16h – Palestra sobre Educação Ambiental, com o professor e Secretário do Meio Ambiente, Mauro Lobato, para alunos do ensino médio
03/09
10h às 16h – Exposição do museu temporário
04/09
10h – Lançamento do Ciclo Rota
10h – Cine Teatro e Contação de Histórias, com o tema Arqueologia, apresentado pela companhia Picadeiro Ambulante
10h às 14h – Feirinha Especial e Museu temporário