Prefeitura de Pedro Leopoldo realiza 1º Workshop sobre Paleontologia do município

Serão seis dias de evento totalmente gratuito, com diversas atrações e muito conhecimento. A ação da Secretaria Municipal de Cultura é inédita e promete agradar a todas as idades

Uma das funções da Secretaria Municipal de Cultura é levar à população conhecimentos históricos a respeito do município, e, desta vez, o aprendizado será sobre um tema que Pedro Leopoldo é referência, a Paleontologia. De 31 de agosto a 4 de setembro acontece o 1º Workshop de Paleontogia, Cultura e Turismo de Pedro Leopoldo, na Praça da Estação. “Somos uma cidade de extrema importância na área da Paleontologia e da Arqueologia, importância não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Muitos achados aqui mudaram conceitos e a história”, destacou Patrícia Rafael, Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo.

O intuito do Workshop é mostrar aos pedroleopoldenses a importância de Pedro Leopoldo para a paleontologia brasileira e mundial. O evento contará com um museu temporário, contendo peças de grande significado para a paleontologia, cedidas pelo Museu de Ciências Naturais da Puc Minas e Museu Natural da UFMG, muitas delas encontradas em nosso município. Ocorrerá também palestras e oficinas ministradas por grandes estudiosos do tema, apresentações artísticas e roda de conversa.

Fósseis encontrados em Pedro Leopoldo

O fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil e nas Américas, o esqueleto de Luzia, foi descoberto em um sítio arqueológico em Pedro Leopoldo, entre 1974/1975. Essa informação é de conhecimento de grande parte da população, mas o que muitas pessoas não sabem é que em Pedro Leopoldo foram encontrados também fósseis de incríveis animais da Megafauna, como Gliptodonte, Mastodonte, Preguiça Gigante Catonix e Urso.

No ano passado, o Professor e paleontólogo Cástor Cartelle, atráves de seus estudos, afirmou que o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido popularmente como “Tigre Dentes de Sabre” foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo. Antes as informações eram de que o fóssil do felino teria sido encontrado em 1842, em uma caverna em Lagoa Santa.

Confira a programação do evento:

31/08 – Abertura

09h às 20h – Abertura do museu temporário

Material a ser exposto:

Réplicas de Fósseis cedidos pelo Museu de Ciências Naturais da PUC- MG
Réplicas de Fósseis cedidos pelo MHNJB da UFMG
Instrumentos Pedra Lascada – MHNJB da UFMG

Peças fósseis originais, encontradas em Pedro Leopoldo – Gliptodonte, Mastodonte, Preguiça gigante Catonix, Urso, emprestadas pela UFMG.

Exposição de Pinturas sobre a Mega Fauna

Exposição de Réplicas de Animais da Megafauna – Tamanho Natural

– 10h às 11h – Oficina: “Dando Vida aos Fósseis – Oficina de Paleoarte”

Professor e Paleontólogo Alexandre Liparini

Professora Lívia Stemler de Godoi Quintão

Professor Otávio Augusto Valério Alves

14h às 16h – Palestra e mostra sobre Educação Patrimonial – Ricardo Serafim

01/09

09h – Abertura do Museu temporário Recebimento dos alunos para visita ao Museu

10h às 11h – Palestra “Turismo de Aventura e Turismo Arqueológico nas trilhas de Pedro Leopoldo”, com Marcelo Bastos, especialista em turismo arqueológico e turismo de aventura.

13h às 14h – Recebimento dos alunos para visita ao museu

14h às 17h – Roda de conversa, patrimônio natural e histórico como parte relevante para o incremento do turismo, com abertura do músico Zanata Laudares

Participantes:

Patrícia Rafael Perdigão – Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Pedro Leopoldo

Mauro Lobato – Secretário Municipal de Meio Ambiente

Débora Gomes Assis – Gerente da Rota da Grutas Peter Lund, representando a Urbanes (Concessionária responsável pelo Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e o Monumento Natural Estadual Peter Lund)

Mariela França – Presidente do Circuito das Grutas

Sérgio de Paula Silva e Júnior – Presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

17h – Apresentação do Balé Paula Couto Espetáculo “Rupestre”

18h – Lançamento do Livro “Os Tesouros de Pedro Leopoldo”, do Paleontólogo e professor Castor Cartelle, com entrevista e entrega de livros autografados.

02/09

09h – Abertura do Museu temporário

10h às 11h – Oficina: “Dando Vida aos Fósseis – Oficina de Paleoarte”

Professor e Paleontólogo Alexandre Liparini

Monitora Lívia Stemler de Godoi Quintão

Monitor Otávio Augusto Valério Alves

15h às 16h – Palestra sobre Educação Ambiental, com o professor e Secretário do Meio Ambiente, Mauro Lobato, para alunos do ensino médio

03/09

10h às 16h – Exposição do museu temporário

04/09

10h – Lançamento do Ciclo Rota

10h – Cine Teatro e Contação de Histórias, com o tema Arqueologia, apresentado pela companhia Picadeiro Ambulante

10h às 14h – Feirinha Especial e Museu temporário