Pedro Leopoldo começa atendimento presencial aos alunos que fazem parte do programa de inclusão

O NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado, foi inaugurado este ano e em função da pandemia vinha atendendo via plantões

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou em 2021, na sede da Secretaria Municipal de Educação, o NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado, que possui três Salas de Recursos Multifuncionais.

O objetivo do programa é ofertar o atendimento educacional especializado aos alunos inseridos como público da Política Nacional de Educação. Os atendimentos presencias iniciaram nesta segunda-feira – 18. Antes desta data a equipe do NAPE esteve à disposição em plantões para esclarecimento de dúvidas, discussões de casos, acolhimento das instituições de ensino e das famílias.

A Coordenadora do NAPE, Alana Cadete, explica sobre como funciona o programa e fala da importância do núcleo de inclusão para o município. “A inclusão precisa ser encarada como uma política pública contínua. É uma questão de equidade em que buscamos oferecer o que realmente as pessoas precisam. O NAPE é uma de muitas ações a se fazer. A princípio as professoras que compõem a equipe atendem alunos na estrutura montada dentro da SME (três salas de atendimento nos turnos matutino e vespertino), onde realizam plantões educativos com gestores, pedagogos e familiares dos alunos pertencentes ao público da educação especial e inclusiva, além de promover capacitações para a rede municipal de ensino”, contou Alana.

A coordenadora ainda fala das expectativas do atendimento presencial. “As expectativas são as melhores com o retorno presencial, possuímos desafios enormes, mas tudo é possível quando se realizasse um trabalho de verdade, sério e em equipe”, reforçou.

Vale ressaltar que, antes do NAPE, a Rede Municipal de Ensino já contava com um centro de inclusão, CEAI – Centro Especializado de Apoio à Inclusão. O NAPE, que substituiu o antigo programa de inclusão, desde a sua inauguração vem trabalhando para que cada vez mais Pedro Leopoldo seja uma cidade inclusiva, promovendo diversas reuniões e eventos, como a Semana da Inclusão, com o objetivo de discutir o tema com os pais e os servidores da educação.