Prefeitura de PL intensifica ações de prevenção de incêndios na região da Fazenda Modelo

O período de estiagem no Brasil acontece normalmente entre os meses de junho a setembro. Esta é uma época marcada pela frequente ocorrência de queimadas e incêndios florestais. No ano de 2019, por exemplo, todo o entorno de Pedro Leopoldo sofreu com grandes incêndios, destacando o “Morro da Cauê”, a Reserva Particular do Patrimônio Natural ‘Sol Nascente’, pertencente à Intercement, e a Fazenda Modelo, atualmente de responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Pensando em amenizar este problema, a Prefeitura de Pedro Leopoldo vem desenvolvendo algumas importantes ações preventivas contra queimadas. “Além das ações desenvolvidas em todo município pela Defesa Civil de Pedro Leopoldo, estamos realizando um importante e necessário trabalho preventivo contra incêndios na região da Fazenda Modelo, incluindo seus bambuzais, pois reconhecemos que estes locais constituem importante patrimônio ambiental e paisagístico de nossa cidade”, disse a Prefeita Eloisa Helena.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Mauro Lobato, os bambus que delimitam a estrada PL/Coqueirinho estão sendo molhados por meio de caminhão-pipa, com o objetivo de umidificar a palha seca que representa o material combustível. “Além disto, foi feita pela Prefeitura a limpeza da estrada com a retirada de todo capim seco”, reforçou Lobato.

Em parceria com a Escola de Veterinária da UFMG, a Prefeitura de Pedro Leopoldo ainda realizou a abertura de aceiros (desbaste de terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) com equipamentos mecânicos no entorno de toda a Fazenda Modelo.