Professora de PL recebe prêmio de boas práticas educacionais durante a pandemia

As condições de trabalho, estrutura, o projeto EducaEmCasaPL e a equipe da Escola Municipal em que a docente atua foram essenciais na conquista da premiação

Fernanda Aparecida Ramos, professora da Escola Municipal Cantinho Feliz, em Vera Cruz, é uma das 100 profissionais que recebeu o prêmio do Instituto Maria Cecilia Souto Vidigal, com sede em São Paulo, pela sua prática docente durante a pandemia. Fernanda recebeu a premiação pelo projeto “Sacolas de Vivências Brincantes”.

A iniciativa do instituto visa dar visibilidade aos trabalhos dos professores que tiveram toda a rotina de trabalho modificada por conta da suspensão das aulas presenciais, durante este período de isolamento. “Estou muito feliz pela oportunidade de apresentar um trabalho de qualidade que desenvolvi na escola e que faz parte de minha história. Através da premiação tive a oportunidade de perceber que juntos desenhamos novos caminhos e metodologias para aprender e ensinar de forma divertida e colaborativa”, disse Fernanda Aparecida.

Com o projeto “Sacolas de Vivências Brincantes”, a professora e funcionária da rede municipal há 20 anos, explicou que após uma sondagem com os pais dos alunos, foi compreendida a necessidade de um desenvolvimento maior com aulas em casa. Assim nasceu o projeto que busca resgatar o vínculo entre as famílias, alunos e escola.

As crianças receberam a Sacola de Vivências Brincantes com materiais para realização de atividades, promovendo experiências através de conteúdos simples e aplicáveis. A iniciativa levou em conta o contexto social, econômico e emocional no qual cada criança está inserida, ajudando levar às famílias a percepção do ambiente de casa como construtor de conhecimento. “Quando assumi a turma me reuni com pais para que me repassassem a realidade deles. Foi quando percebi um enorme sentimento de ansiedade, tristeza pela suspensão das aulas e mudança de rotina. Então, o projeto foi a maneira que encontrei de mudar este cenário com as crianças”, disse a professora.

O prêmio, elaborado pelo Instituto Maria Cecilia Souto Vidigal, tem o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social.