Secretaria de Cultura de PL participa de reunião da Rede Estadual de Gestores Municipais

Entre os objetivos deste primeiro encontro, que contou com a participação da Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo, Patrícia Rafael, estavam a apresentação sobre a Rede e o alinhamento com gestores municipais e regionais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promoveu, nesta terça-feira (16), a 1ª Reunião da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento ocorreu por videoconferência e foi transmitido, ao vivo, pelo canal da pasta no Youtube.

O encontro virtual contou com a participação da Secretária de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo de Pedro Leopoldo, Patrícia Rafael que avaliou a reunião como de extrema importância por possibilitar a troca de experiências e melhorias das gestões “É o momento de alinharmos e sermos mais participativos com as ações estaduais, da SECULT. Precisamos fortalecer e trabalhar as ações da Cultura e o do Turismo em conjunto. A intenção é somar para todos os gestores e suas comunidades. Estou muito honrada em fazer parte deste projeto”, disse.

Entre os objetivos deste primeiro encontro do grupo estavam a apresentação sobre a Rede e seu funcionamento, o alinhamento com gestores municipais e regionais, a definição das comissões de cultura e turismo e o processo de formação da diretoria e dos secretários territoriais. “Espero que a reunião nos estimule a compartilhar experiências para atuar, de forma colaborativa e construtiva, no enfrentamento desta difícil fase que estamos vivenciando e de outros desafios que já são demandas do setor”, disse o presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior.

Capacitação

Além das apresentações sobre o funcionamento da Rede e do reforço sobre a importância do trabalho em conjunto, foram anunciadas as formações que serão oferecidas pela Secult aos gestores municipais. Para o setor de Cultura, serão realizadas capacitações relacionadas a temas como Política Cultural em tempos de emergência; elaboração de projetos para Fundo
Estadual de Cultura; elaboração de editais municipais; conselheiros de cultura e compartilhamento de informações dos fundos municipais. Já para os gestores de Turismo, as qualificações serão sobre Introdução ao Turismo; ICMS Turismo e outros cursos que estão previstos para a plataforma de Ensino a Distância da Secult.

Cerca de 250 pessoas acompanharam a reunião em tempo real e, entre os encaminhamentos, foi solicitado o cadastro dos gestores municipais e regionais de cultura.