Período chuvoso traz à tona problemas estruturais do município

A atual gestão está identificando os pontos críticos e resolvendo de imediato aqueles que trazem mais transtornos para a população. Falta de manutenção nos últimos meses ocasionou os diversos problemas do último final de semana

O grande volume de chuvas dos últimos dias, sobretudo, no sábado, dia 9, trouxe à tona diversos problemas estruturais do município, causados, sobretudo, por falta de manutenção e por serviços irregulares ou não concluídos nos últimos meses. Bueiros entupidos, asfaltos com material de baixa qualidade e rede fluvial poluída foram algumas das dificuldades encontradas pela atual gestão, através da Secretaria Municipal de Obras.

Os principais problemas provocados pelas chuvas do último final de semana em Pedro Leopoldo foram alagamentos em residências, movimento de solo com barrancos cedidos, asfaltos danificados (buracos nas vias) e transbordo da lagoa de Lagoa de Santo Antônio. “De imediato estamos atuando na limpeza dos dispositivos de drenagem, limpeza das ruas, conscientização da população para o não lançamento de resíduos nas ruas, recomposição das vias e abertura de dispositivos para o ideal encaminhamento das águas pluviais”, relatou o Secretário de Obras, Arnaldo Jansen.

Segundo a Secretaria de Obras, as áreas de risco foram mapeadas e um trabalho de prevenção e monitoramento das mesmas já foi iniciado. Os reparos estão sendo feitos de acordo com a gravidade. “O nosso objetivo é atender todas as demandas o mais rápido possível, sempre de acordo com a responsabilidade financeira do município. O trabalho de recapeamento será realizado após o término do período chuvoso e faremos a manutenção deste serviço”, reforçou Jansem.

A atual administração já solicitou também um levantamento completo das redes existentes para que se possa avaliar se estão com o dimensionamento correto e, caso não estejam, que sejam feitas as correções. As estradas rurais também estão recebendo intervenções para escoamento das águas. “Estamos tomando conhecimento de vários problemas de estrutura em diversos pontos da cidade e o que estamos vendo é que teremos muito trabalho pela frente. Mas viemos para isto. Para melhorar o município como um todo. E é isso que faremos”, concluiu a Prefeita Eloísa Helena.