Prefeitura realiza Encontro de Folias de Reis e recebe grande público na Praça Chico Xavier

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo promoveu a Celebração do Dia de Reis. O evento aconteceu próximo ao Presépio montado na Praça Chico Xavier, ao lado da Prefeitura, e contou com apresentações da Folia de São Sebastião e Santos Reis de Fidalgo, Folia de Santo Antônio da Barra e Folia Redentor. Um grande público fez questão de prestigiar a festa. “Esta festa é muito bonita. Marcada por religiosidade e alegria, além de muita dança, música e tradição. Mais uma vez foi um lindo encontro de folias. Estou encantada”, disse a Senhora Maria José, moradora do Centro da cidade.

Este foi o 20º Encontro das Folias de Reis, evento que marca a tradição do Dia de Santos Reis relembrando os três Reis Magos que, ao saber do nascimento de Jesus, foram ao seu encontro para adorar e ofertar seus presentes. Os reis teriam sido avisados do seu nascimento e chegaram ao seu encontro após terem sido guiados por uma estrela. De acordo com a narração bíblica, os reis, que se chamavam Belchior, Gaspar e Baltazar, presentearam o Menino. Os presentes oferecidos eram, respectivamente, ouro, incenso e mirra.

O dia de Reis é celebrado no Brasil há muitos anos e na ocasião as folias visitam os presépios dançando e cantando, celebrando o nascimento do menino Jesus. Essa é uma festa popular brasileira presente em alguns estados do Brasil. Em Minas Gerais, ela é Patrimônio Imaterial do Estado.

Tradicionalmente, a festa de reis encerra a quadra natalina. Por isso é que nesse dia a árvore de Natal é desmontada, bem como são guardados todos os enfeites e símbolos alusivos à época. “A Prefeitura conseguiu realizar mais uma vez uma Folia de Reis que encantou o público. Esta é uma festa tradicional que também fazemos questão de realizar com muito carinho e respeito. As folias deram um show e estão todos de parabéns pelo belo evento”, disse Misael Elias, Gerente de Cultura de PL.