Dia do Servidor é nesta segunda-feira, 28

Na próxima segunda-feira, 28, comemora-se o Dia do Servidor Público, data instituída pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. Os funcionários públicos têm a importante responsabilidade de estabelecer uma ligação entre o poder público e a sociedade, na prestação dos serviços essenciais à população. A valorização do servidor público é uma maneira de reconhecer o desempenho de suas funções, além de ser um processo de incentivo ao desenvolvimento de um trabalho que traga bons resultados para toda a sociedade. A atual gestão sabe disso e tem realizado, desde o início da administração, ações que valorizem os servidores.

O Prefeito Cristiano Marião regularizou a situação de efetivos da área da educação que atuavam nos Cemai’s, dando aos educadores o status e remuneração de professores. Os servidores foram beneficiados após serem nomeados pelos cargos de Professores da Educação Básica – PEB CEMAI. Cerca de 130 profissionais receberam o benefício e tiveram seus salários ajustados em janeiro de 2019.

Os servidores da saúde também são valorizados pela atual gestão. Após execução de Projeto de Lei, o vínculo dos agentes comunitários de saúde foi modificado para estatutários a partir de julho deste ano. Dessa forma os trabalhadores receberam o retroativo, a recomposição salarial de janeiro até agosto, corrigindo a diferença e cumprindo regularmente o piso nacional.

A segurança também é prioridade do Prefeito Cristiano Marião e por isso ele assinou um Projeto de Lei no ano passado que reestruturou a instituição, fazendo com que os guardas, que até então desenvolviam um trabalho de proteção patrimonial, passassem a ser guardas civis municipais com efetivo poder de policiamento e maior remuneração. “Acho que saúde, educação e segurança são os pilares do desenvolvimento de uma cidade. Claro que investimos em todos os setores, dentro das nossas possibilidades financeiras. Mas sempre procuramos priorizar as áreas que envolvem vidas e o futuro da nação. Continuaremos buscando o melhor para os pedroleopoldenses e buscaremos sempre a valorização dos nossos servidores. Isto nunca esteve fora dos nossos planos’, disse o Prefeito.

Outro ponto que comprova a valorização dos servidores públicos por parte da atual gestão é o pagamento de salários em dia desde o início do governo Marião. “Nós nunca atrasamos nem salários, nem décimo terceiro. Priorizamos o pagamento destas famílias desde o começo, mesmo diante das inúmeras dificuldades financeiras que encontramos. Diversas cidades da região não conseguiram fazer o mesmo pelos seus funcionários”, destacou Marião.

Ainda recentemente, o Prefeito enviou para a Câmara o Projeto de Lei para início do acerto das progressões dos servidores. “A gente trabalha para valorizar os funcionários públicos, sempre de acordo com a lei e com a responsabilidade fiscal. Sabemos que ainda temos muito o que fazer e vamos continuar buscando sempre o melhor para os servidores. O dia do servidor é um registro especial que deve ser celebrado como uma justa homenagem para reconhecer a grande importância do trabalho desses profissionais, que têm papel importante no desenvolvimento econômico e social da cidade. Aproveito e parabenizo a todos pelo seu dia”, concluiu o Prefeito.