Desenvolvimento Econômico

Nas primeiras décadas do século passado, a economia do município ainda se baseava na agricultura, na pecuária e na atividade moveleira.
A instalação de uma fábrica de cimento, a partir dos anos 50, vem dar um novo impulso ao comércio, indústria e transporte da região. Juscelino Kubitschek, então governador de Minas Gerais, tomou providências para melhorar as estradas e o fornecimento de energia elétrica.
A indústria de Pedro Leopoldo passou a explorar o potencial calcário da região, seguindo na onda progressista comandada pelo governador e incentivada pelo então presidente Getúlio Vargas, inserindo-se no contexto econômico nacional.
A atividade agropecuária ainda persiste na cidade, com fazendas de grande importância econômica e histórica. Atualmente, o turismo também vendo sendo explorado como fonte alternativa de renda em alguns desses locais.
Nos últimos anos, há vários projetos de instalações industriais na cidade, como a criação de um distrito industrial e de um porto seco, que vai gerenciar exportações via aeroporto de Confins.

 

Aerotrópole

Agilidade, conectividade e acessibilidade aterrissam em Pedro LeopoldoUm novo centro referencial para a economia do estado começa a surgir na região de Pedro Leopoldo, tendo o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) como o principal motor da sua dinâmica de negócios. A agilidade na distribuição e recepção de bens, mais que um fator de diferenciação, é considerada cada vez mais um atributo obrigatório para se atender às exigências do atual mercado consumidor. E é para oferecer respostas a essa nova demanda que o AITN está sendo reestruturado dentro do modelo de aeroporto industrial: uma iniciativa inédita, que permitirá às empresas o credenciamento pela Receita Federal para operar em uma zona de Suspensão Tributária, sob o Regime de Entreposto Aduaneiro Industrial Especial. Todo esse projeto consolidará a região como um polo de logística avançada reconhecido nacional e internacionalmente.Propiciando alto padrão de mobilidade e de acessibilidade, as distâncias, nesse espaço, não são mais medidas por quilômetros e, sim, por minutos. Essas características elevam a competitividade da região e das empresas instaladas no local, que podem competir globalmente dentro de altos padrões de conectividade e mobilidade para pessoas, bens e serviços. Um diferencial que já começa a transformar a história de Pedro Leopoldo, inserindo nossa cidade definitivamente no contexto econômico internacional.

 

Fashion City

Um megaempreendimento de moda voltado para vendas no atacado vai transformar Pedro Leopoldo em referência internacional nos setores têxtil e de moda. O Fashion City (FCTY), inaugurado até 2016, trará mais de dois mil empregos diretos. Orçado em R$ 280 milhões, o empreendimento vai abrigar um centro de compras com 514 grifes de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal, estacionamento para 900 veículos (além de 60 ônibus) e um hotel com capacidade para 350 leitos. O complexo será construído a quatro quilômetros do aeroporto internacional de Confins, em um terreno total de 200 mil metros quadrados, e será o maior centro integrado de negócios do setor na América Latina. O FCTY deverá gerar mais de R$ 1 bilhão em negócios e receber cerca de 15 mil varejistas por ano.