Prefeitura de Pedro Leopoldo vacina mais de 8 mil cães e gatos com a antirrábica

Dos animais imunizados, 1.361 foram da zona rural e 7.545 da região central

Após a Secretaria Municipal de Saúde percorrer a zona rural de Pedro Leopoldo e realizar diversas ações também em outros pontos do município, 8.906 cães e gatos receberam doses de vacina antirrábica. A campanha foi idealizada pela Prefeitura de Pedro Leopoldo, através do Setor de Zoonoses da Vigilância Sanitária.

A campanha tem o objetivo de garantir a saúde dos animais e evitar registros de doenças no município. Conhecida como “raiva”, trata – se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida de animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando uma inflamação no cérebro, o que acaba evoluindo de maneira muito rápida.

O chefe de Vigilância em Saúde, Daniel Lucas, falou sobre a importância desta campanha. “A raiva é uma doença fácil de contrair, principalmente, pelosanimais que vivem locais com diversos outros exemplares silvestres. Temosainda os que viajam para os sítios, fazendas ou qualquer outro local que os deixa vulneráveis, então, a importância da vacina antirrábica ser realizada anualmente, tendo em vista que manter os pets vacinados é uma maneira  de manter a segurança de todos”, destacou.

A campanha aconteceu entre os dias 01 de setembro e 29 de outubro.  Enquanto houver doses disponíveis, quem não vacinou seu animal pode  procurar a Vigilância em Saúde que fica na rua Coronel Cândido Viana,  n° 106, centro de Pedro Leopoldo. Para outras informações ligue 3662-3776.