Prefeitura de PL abre novos leitos de enfermaria para Covid-19

Os novos leitos serão destinados à população vulnerável do município, incluindo idosos abrigados

Nos próximos dias Pedro Leopoldo terá mais leitos de enfermaria para Covid-19. A decisão da atual administração, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi baseada nos últimos dados que dão conta que o espaço destinado para o setor no Hospital Municipal, está com 60% por cento de sua ocupação. Os números oficiais são referentes ao dia 08 de janeiro, sexta-feira, quando 9 dos 15 leitos estavam sendo utilizados. No dia 7, quinta-feira, o índice chegou a 86,6% de ocupação, atingindo o alerta vermelho, com 13 dos 15 leitos ocupados.

De imediato serão abertos mais três leitos no Pronto Atendimento Central. Estes novos leitos serão prioritários para a população vulnerável, incluindo idosos abrigados, população de rua e outros. “O objetivo é já dar suporte à crescente demanda, para não precisar agir em cima da hora, e focar principalmente em atender prioritariamente os grupos de risco. De início serão três leitos novos, com todo equipamento, estrutura e equipes médicas necessárias. Mas, havendo necessidade, abertura de novos leitos serão avaliadas e possivelmente concretizadas”, explicou a Prefeita Eloísa Helena.

De acordo com o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Dr. Hélio Néri, a ideia é que já nesta sexta-feira, 08, os leitos estejam devidamente instalados. “Já iniciamos o processo de implantação dos novos leitos e acredito que já estejam disponíveis ainda hoje. Com isso, serão agora 18 leitos de enfermaria no município. Lembrando que o atendimento no Pronto Atendimento Central continua acontecendo normalmente, tendo alas separadas para Covid e não Covid. E reforçamos a necessidade de manter o isolamento social, higienizar as mãos e usar máscara”, disse o Secretário.