Unidades de Saúde de Pedro Leopoldo recebem diversas ações de conscientização sobre o Outubro Rosa

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Com o objetivo de aumentar as chances de cura, a campanha Outubro Rosa reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo vem realizando uma série de atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e demais exames clínicos, incluindo palestras, rodas de conversa, dinâmicas, debates e outras ações. As unidades de saúde de Dr. Lund, Santa Tereza/ Dom Camilo, Clínica de Saúde da Mulher e da Criança, Igreja Batista da Lagoa são algumas das que receberam ações de conscientização nos últimos dias. No projeto “sala de espera”, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) promovem palestras para usuários e grupos de discussões, com foco na prevenção. “Enquanto os usuários aguardam atendimento, fazemos intervenções para orientar as pessoas sobre o câncer de mama. A sala de espera de uma UBS é um espaço importante para ações de promoção da saúde. Nela há convivência de pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais. Educar promovendo saúde nesse espaço vai além da prevenção e tratamento de doenças, trata-se da conscientização indispensável para a adoção de novos hábitos e condutas por parte da população”, explica o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões.

As atividades acontecem durante o mês de outubro de acordo com a demanda de pacientes. Quem vai à UBS, sempre encontra uma informação acerca dos cuidados sobre o câncer de mama. “Importante salientar que o Outubro Rosa não é um mês para se fazer só a mamografia, é muito mais que isso. É um mês para pulverizar a conscientização quanto à sua prevenção. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, que pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Prevenção e conscientização são muito importantes, por isso a relevância desse trabalho da Secretaria Municipal de Saúde junto à população!”, reforçou o Prefeito Cristiano Marião.