Diretores das escolas municipais irão receber treinamento para cuidados com alunos com diabetes

Uma parceria firmada pela Secretaria Municipal de Educação de Pedro Leopoldo com o Hospital Santa Casa de Belo Horizonte capacitará, no dia 14 de novembro, diretores das escolas municipais de Pedro Leopoldo com o intuito de orientar equipes escolares sobre os cuidados necessários com o aluno que possui diabetes. A ideia é que os pais e os próprios alunos tenham segurança em relação aos procedimentos adequados também durante o período escolar.

O objetivo do curso é também desmistificar a doença, evitando o bullying, reforçar os cuidados com a alimentação e orientar a todos sobre a importância da prevenção do diabetes e obesidade. “Uma equipe bem preparada, com conhecimentos mais aprofundados sobre a doença é um ponto extremamente positivo no cuidado junto aos nossos alunos. E estes cuidados vão desde a alimentação, que já é bem supervisionada por nossa equipe de nutrição, até a abordagem do assunto. Nossas expectativas são resultados ainda mais positivos”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo e do Centro Universitário UNICESUMAR, onde será ministrado o curso pela equipe médica da Santa Casa – BH. “A equipe escolar precisa estar capacitada para receber o aluno com diabetes em sala de aula. É necessário o conhecimento sobre a doença, hiperglicemia, hipoglicemia e monitoramento das glicemias e, principalmente, as formas de auxiliar as crianças em possíveis situações de emergências. A nossa equipe da Santa Casa de Belo Horizonte, onde o centro funciona, realizará o treinamento através de palestras e demonstrações práticas. A expectativa é de que possamos treinar um grande número de profissionais da rede e que essa capacitação possa continuar no futuro, talvez até com a implementação de um centro em Pedro Leopoldo. O treinamento já foi ofertado às mais diversas categorias de profissionais da educação em nosso Centro, sempre com uma resposta muito positiva! ‘Agora sei o que é correto! ’ ou ‘Agora me sinto mais seguro com a situação’, são frases que escutamos com frequência ao término dos treinamentos”, destacou a Dra. Luciana Valadares, uma das orientadoras do curso.

O curso

Em 2016 foram oficialmente iniciadas as atividades do Centro de Referência Diabetes nas Escolas’ (CRDE) – que integra o Centro de Diabetes Santa Casa Belo Horizonte (SCBH). Em funcionamento no Centro de Especialidades Médicas SCBH, o CRDE tem como principal objetivo capacitar os profissionais das escolas públicas e privadas do Estado para prestar os cuidados necessários ao aluno com diabetes, permitindo que pais e alunos tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar.

Os atendimentos do ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas’ são prestados por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH – o primeiro e único mestrado do País voltado para educação em diabetes – e da Clínica de Endocrinologia da SCBH. A necessidade de desenvolver o projeto partiu do resultado de pesquisa que apontou que as escolas municipais de Belo Horizonte não estão preparadas para acompanhar crianças com diabetes tipo 1, sendo necessário o desenvolvimento de ações educativas para garantir a segurança durante a idade escolar, além de avaliação da situação escolar no País, onde não existem normas estabelecidas para esta realidade.