Parceria entre Prefeitura e IBGE irá gerar dezenas de empregos na cidade

Esta semana aconteceu na Prefeitura de Pedro Leopoldo a 1ª Reunião de Planejamento do Censo 2020. O trabalho de coleta de dados será desenvolvido na cidade por três meses e irá gerar mais de 60 empregos em Pedro Leopoldo. Cerca de 20 mil domicílios serão visitados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou nesta quinta-feira, 17, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 em Pedro Leopoldo. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença de representantes do poder executivo, legislativo e entidades de classe do município.

O Censo Demográfico é realizado a cada dez anos e constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. “Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa. Significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal”, disse Warley Lana Higino, Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas de Pedro Leopoldo. A nova contagem populacional objetiva levantar informações socioeconômicas atualizadas da população brasileira, servindo também como base de cálculo do índice que cada município recebe de recursos federais por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em Pedro Leopoldo serão visitados aproximadamente 20 mil domicílios durante três meses, de agosto/20 a outubro/20. O atual administração está avaliando onde será o Posto de Coleta, a ser cedido pela Prefeitura para servir como local temporário de trabalho do IBGE, dando apoio aos supervisores e recenseadores durante o Censo. “É um trabalho extremamente relevante e que tem o apoio do Município, pois, além de gerar dezenas de empregos na cidade, os dados provenientes de sua amostra são a única fonte de informação existente no país em nível municipal para temas como mercado de trabalho, mobilidade urbana, nível de instrução, entre outros. A realização de um Censo Demográfico nessas proporções traz benefícios imensuráveis ao país, afinal, esses dados contribuem não apenas para ter um retrato do Brasil, mas também são importantes para avaliar e planejar políticas públicas”, destacou o Prefeito Cristiano Marião.

Para que a coleta seja realizada com qualidade e transparência, os profissionais que atuarão na nova contagem populacional em Pedro Leopoldo serão contratados por meio de processo seletivo simplificado para os cargos de Coordenador Regional – CCS – (out/19 – 01 vaga), Gerente de Posto – ACM – (jan/20 – 01 vaga), Supervisores – ACS -(jan/20 – 07 vagas) e Recenseador – REC (março/2020 – 54 vagas). “Em relação aos processos de contratação, todos se darão por uma empresa específica para essa finalidade, através de licitação, e a forma de seleção será por prova escrita. Para coordenadores regionais e supervisores locais, será exigido o nível médio, e, para recenseador, fundamental”, explicou Warley Higino.

Ainda de acordo com Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, o último censo demográfico foi realizado no ano de 2010 e nos anos sequentes foram publicadas estimativas populacionais pelo IBGE. Em 2010, em Pedro Leopoldo, havia um total de 64.258 habitantes, sendo 67 Setores Urbanos e 12 Rurais. A estimativa do IBGE para 2020 é de 189 Setores Urbanos e 28 Rurais. “O IBGE faz o Censo para verificar a realidade e ver se estes números estão de acordo ou não. As estimativas são feitas através de um cálculo matemático/estático que leva em consideração as comparações de mudança nos números populacionais entre Censos já realizados. Por isso há casos em que não se consegue precisar as mudanças de fluxos populacionais que determinados municípios passam, quer seja em razão de migração, ou em razão de êxodo. Ao contrário das pesquisas amostrais, o Censo é uma pesquisa de cobertura total, que quando ocorre traz ao município sua realidade. No Censo passado, das cidades que compõem a região de atuação desta agência, apenas em Baldim os números das estimativas não se confirmaram e acabou havendo um decréscimo de população. A expectativa é que os números das estimativas sejam confirmados durante o trabalho da coleta”, disse Higino.

O responsável pelo Censo em Pedro Leopoldo, Warley Higino, ainda informou que neste próximo Censo haverá também a divulgação de um dado exclusivo para Território Quilombola, no caso de Pedro Leopoldo, na região de Pimentel.

Mais informações sobre o censo 2020 pelo https://censo2020.ibge.gov.br. Dúvidas sobre o processo de contratação podem ser esclarecidas no site www.fgv.br, pelo telefone 0800 2834626 ou via e-mail concursoibgepss2019@fgv.br.