Prefeitura comemora aniversário de Pedro Leopoldo com exposição sobre pontos importantes do município

Em virtude da COVID-19 e da impossibilidade de eventos públicos, uma exposição, em que um pouco da história de PL é contada por pedroleopoldenses em vídeo depoimentos, foi instalada na Praça da Prefeitura

O município de Pedro Leopoldo completa nesta quinta-feira, 27 de Janeiro, 98 anos de sua emancipação. Diante do cenário de pandemia – que impede a realização de eventos públicos -, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma exposição que é composta por uma série de painéis, formando um circuito de histórias com alguns nomes dos moradores do município. Curiosidades, “causos” que carregam significados, e muito mais, fazem parte da exposição.

Segundo a Secretária de Cultura, Patrícia Rafael, a proposta é criar uma interação entre os visitantes e as histórias que foram contadas através de depoimentos. Patrícia explica que os painéis são interativos, acompanhados de um QR Code. “Pensando em despertar a curiosidade dos visitantes, damos um breve resumo daquela história e do local que faz parte do enredo. Daí a pessoa que está em frente ao painel tem a possibilidade de usar o próprio celular, que vai dar acesso a um vídeo com o depoimento do entrevistado, contando a história de um determinado lugar de PL”, disse.

A Prefeita Eloisa Helena lamenta mais um ano sem as tradicionais festas, mas diz que ainda é o correto a se fazer. “Morro de saudades de executar nossa agenda cultural aqui no município, mas ainda é preciso muita cautela. Então, para que a data não passasse em branco, organizamos essa exposição, a fim de proporcionar uma expansão de conhecimento sobre pontos de Pedro Leopoldo à nossa população”, contou.

Os painéis contam um pouco sobre a Pista de Skate, Fazenda Modelo, Ceppel, Praça da Estação, Praça da Prefeitura, Teotônio Batista de Freitas, Lagoa de Santo Antônio, Vera Cruz de Minas, Quinta do Sumidouro (Capela) e Quilombo do Pimentel. A exposição conta ainda com uma lona alternativa, caso o visitante tenha alguma história em algum ponto de Pedro Leopoldo e queira gravar seu depoimento para ser compartilhado nas redes sociais da Prefeitura.

As lonas foram colocadas na Praça já na terça-feira, dia 25, e receberam muitos elogios. “Eu visitei e achei muito boa a ideia. As lonas estão muito bonitas. É a primeira vez que vejo algo assim aqui na cidade, algo diferente e muito criativo. Gostei muito de saber mais sobre esses locais, mas com gente que viveu algo neles contando. Parabéns”, disse Janine Martins, comerciante, que visitou o local.

A vice-prefeita Ana Paula Santos, também faz questão de convidar a população para prestigiar o belo trabalho. “Foi tudo feito com muito carinho. Visitem. É uma ação bacana e pensada em cada um que reside, visite e ame Pedro Leopoldo”, concluiu.

Os painéis ficarão em exibição na praça Francisco Cândido Xavier (Praça da Prefeitura) até o dia 31 de janeiro. Mensagens comemorativas do aniversário também foram instaladas em alguns bairros e distritos da cidade.